Publicidade

Campos e SFI se destacam no Índice de Dinâmica Econômica Local

Os municípios obtiveram bom desempenho no Índice de Dinâmica Econômica Local, com destaque para a redução da vulnerabilidade social.

Cientistas do Núcleo de Pesquisa Econômica do Estado do Rio de Janeiro (Nuperj), da Uenf, apontaram os municípios de São Francisco de Itabapoana e Campos dos Goytacazes com os melhores desempenhos no índice de dinâmica econômica local, em 2022, se comparado aos outros municípios da região Norte do Rio.

CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE

Os dados do Índice de Dinâmica Econômica Local dos municípios da região Norte Fluminense, desenvolvidos pelo Nuperj e correspondente à movimentação de 2022, foram divulgados esta semana.

Segundo o professor Alcimar das Chagas Ribeiro, a dinâmica econômica regional melhorou em relação a 2021, em função do retorno da estabilidade na economia pós Covid 19.

Campos dos Goytacazes

Segundo o Nuperj, Campos dos Goytacazes saiu da sexta para a terceira posição com evolução incremental de 19,8% do índice médio.

O motivo desta evolução teria sido aumento do investimento público, da movimentação bancária e da redução do nível de vulnerabilidade social.

CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE

Desta forma, o índice médio atingiu 0,8749, levando o município a ocupar um padrão de alta dinâmica econômica.

São Francisco do Itabapoana

Já São Francisco de Itabapoana saiu da oitava para a primeira posição com evolução incremental de 77,3% do índice médio.

Os motivos foram o forte crescimento do investimento público; a evolução proporcional do emprego no comércio frente ao emprego total; o aumento proporcional das operações bancárias frente ao ativo/passivo total e da retração do grupo de vulnerabilidade social.

O índice alcançado de 1,1435 se enquadra no padrão de alta dinâmica econômica, apontou o Núcleo.

CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE

São Fidélis perde 1ª posição e Cardoso Moreira desacelera

O município de São Fidélis completa o grupo de municípios com o padrão de alta dinâmica econômica.

São Fidélis atingiu uma evolução incremental de 4,77% em 2022, em comparação a 2021, mas perdeu a primeira posição, ocupando agora a segunda posição com o índice médio de 0,8924.

A importância relativa do emprego no comércio, a movimentação bancária e o crescimento do investimento público, foram responsáveis pelo padrão de dinâmica econômica local.

Já o índice de Cardoso Moreira desacelerou de 0,8169 em 2021 para 0,800 em 2022, caindo para o padrão de dinâmica econômica moderada no mesmo ano.

Veja mais dados no site do Nuperj/UENF

– Acompanho todos os dados enviados pelo Alcimar. Esse trabalho tem um papel fundamental na elaboração de políticas públicas. Apoiamos integralmente as ações do Núcleo. Toda semana tem algum resultado novo e importante que é colocado à disposição de quem faz a política pública do território Norte Fluminense – destacou a reitora da Uenf, Rosana Rodrigues.

Publicidade
Publicidadespot_img
Publicidade

Posts relacionados

Publicidade
Publicidade