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Procon-RJ aplica sanção à Light por má prestação de serviços

O Procon-RJ instaurou, nesta terça-feira (23/01), ato sancionatório contra a Light devido ao aumento de reclamações dos consumidores.

Os problemas relatados foram desde a interrupção do fornecimento, instabilidade até a demora no reestabelecimento do serviço na cidade do Rio de Janeiro, além dos municípios de São João de Meriti, Nova Iguaçu, Itaguaí e Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, Volta Redonda, no Médio Paraíba, e Vassouras, no Centro-Sul.

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De acordo com o presidente do Procon-RJ, Cássio Coelho, o fornecimento de energia elétrica é essencial e a suspensão do serviço pode ter consequências graves para o consumidor. como a perda de bens e equipamentos, o comprometimento da saúde e da segurança, além da dificuldade de exercer atividades profissionais e educacionais.

Ação emergencial na Ilha do Governador

Os problemas no fornecimento de energia elétrica na Ilha do Governador, Zona Norte do Rio, foram o principal motivo para a aplicação da sanção.

Na região, os consumidores reclamam da interrupção constante no fornecimento de energia entre os meses de novembro, dezembro e janeiro (de três a quatro vezes por semana), acarretando a perda de alimentos refrigerados e danificando eletrodomésticos.

Alguns moradores da Ilha do Governador chegaram a ficar três dias sem energia elétrica na primeira quinzena deste ano, colocando em risco até mesmo a saúde de idosos ou pacientes que fazem o uso de medicamentos que devem ser armazenados em refrigerador ou utilizam aparelhos de Home Care.

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A Light, por sua vez, afirmou que houve problemas pontuais nesta terça-feira (23) na Ilha do Governador, mas que não tiveram relações com obras estruturais que vem sendo realizadas pela concessionária no bairro.

A empresa ressaltou que está em curso um plano de ação dedicado à região, que contempla a execução de obras estruturantes para reconstruir a linha de transmissão de energia que atende o bairro.

Apesar da explicação da Light, os moradores da Ilha do Governador não estão satisfeitos com a prestação de serviços da concessionária.

Em um período curto de tempo, o Procon-RJ registrou162 reclamações de consumidores devido a problemas ocasionados por falhas no fornecimento de luz por parte da Light.

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Ligth Rio afirma que tem plano emergencial

A Light esclarece que desde as 7h de sexta-feira (19/1) não há interrupção na Ilha do Governador para controle de carga e que a empresa vem empenhando todos os esforços para acelerar as obras que trarão a solução definitiva para a região.

Enquanto isso, diligentemente, montou um plano emergencial para melhorar a qualidade do fornecimento, onde as obras de construção de três novas linhas de distribuição de energia se encontram com avanço significativo, podendo ser concluídas antes do prazo previsto.

Como sempre a Companhia seguirá colaborando com o órgão de defesa do consumidor e mantém intenso atendimento aos seus consumidores. Ressalta-se que no caso específico da Ilha, na linha proposta pelo PROCON, a empresa mantém atendimento por meio de uma equipe para a ação emergencial.  A medida deu maior celeridade às aberturas dos processos internos para o ressarcimento dos consumidores afetados pelas falhas do serviço.

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