Publicidade

Municípios e Ciddenf debatem gestão de resíduos sólidos

O secretário de Estado do Ambiente e Sustentabilidade anunciou investimento de quase R$ 60 milhões para a estruturação de projeto no estado

Autoridades e representantes do Estado do Rio de Janeiro se reuniram na última terça-feira (24) para debater questões relacionadas à sustentabilidade e à gestão de resíduos sólidos durante o 1º Congresso Internacional de Resíduos Sólidos (CIRS), em Búzios. Estiveram presentes a equipe do Consórcio Público Intermunicipal de Desenvolvimento do Norte e Noroeste Fluminense (Cidennf) junto aos prefeitos e secretários (as) de Meio Ambiente dos municípios consorciados.

CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE

Durante o evento, a equipe da Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade apresentou um projeto que contará com o apoio do Cidennf. Essa parceria tem como objetivo a implantação de transbordos com infraestrutura adequada, ecoplantas com tecnologia avançada para separação e reciclagem, além de composteiras que gerarão adubo para agricultores familiares. Também estão previstas esteiras semimecanizadas e a integração de cooperativas locais para o trabalho de separação e reciclagem.

Durante o discurso do vice-governador e secretário de Estado do Ambiente e Sustentabilidade, Thiago Pampolha, foi anunciado um investimento de aproximadamente R$ 60 milhões para a estruturação do projeto. Vinicius Viana, secretário executivo do Cidennf, ressaltou a importância desta parceria. “Unidos com o Estado, buscamos soluções eficazes para uma gestão de resíduos. Esta parceria será um marco para a região do Norte e Noroeste Fluminense”, destacou Vinicius Viana.

O projeto visa fomentar práticas alinhadas com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU, sob o lema “Práticas Sustentáveis Rumo a 2030”.

CIRS Búzios – 1º Congresso Internacional de Resíduos Sólidos

CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE

O CIRS Búzios tem como objetivo fomentar a discussão sobre a gestão de resíduos sólidos, divulgar os mais recentes estudos acadêmicos da área, apresentar as melhores práticas, fortalecer a articulação entre instituições públicas e privadas, nacionais e internacionais, alinhar as discussões sobre gestão de resíduos, clima e geração de energia aos ODS e por fim gerar uma agenda positiva para ações nos próximos sete anos.

O evento é organizado pela Masterplan Engenharia Consultiva e Ambiental, com o apoio de instituições notáveis, como a Prefeitura de Búzios, a Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade, a FAPERJ, a UNESCO e a Firjan. Este evento promete ser um marco importante na busca por soluções sustentáveis na gestão de resíduos sólidos.

Publicidade
Publicidadespot_img
Publicidade

Posts relacionados

Publicidade
Publicidade