Publicidade

Porto do Açu aposta na parceira com startups do programa BlueRio

Porto do Açu participa do hub de inovação do programa BlueRio em busca de soluções tecnológicas de saneamento e descarbonização com startups.

Nesta quinta-feira (11), o programa BlueRio, iniciativa pioneira que regulamentou e implementou um hub de startups com foco em soluções para os desafios ambientais do Rio de Janeiro, apresenta os primeiros resultados.

CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE

A iniciativa conta com a parceria do Complexo Logístico Portuário do Açu, situado em São João da Barra, no estado do Rio.

Para participar do programa, 289 startups se inscreveram, dentre elas, 194 são internacionais, representando 47 países de todos os continentes.

O Porto comentou que “o BlueRio é um programa colaborativo de economia do mar e inovação, inspirado em benchmarking mundial e criado pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro com a consultoria de inovação aberta Beta-i Brasil.”

O programa atraiu startups com soluções tecnológicas para oito empresas parceiras do programa vinculadas à economia do mar e ambiental, entre elas o próprio Porto do Açu.

CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE

A participação do porto-indústria no programa se concentrou em buscar soluções para desafios em frentes que vão da otimização de saneamento até descarbonização com as startups, com o compromisso em impulsionar a inovação e promover o desenvolvimento sustentável no setor marítimo/portuário, segundo informou o Porto.

Entre as soluções estão:

Zero Esgoto (otimização de tratamento de efluentes no complexo portuário)
TideWise (uso de embarcação autônoma para avaliação do fundo marítimo);
Carbonair e Aquapower (geração de produtos de valor agregado associados à descarbonização)

“Nesta fase, os projetos citados acima estão em desenvolvimento e poderão avançar para a prova de conceito (POC, em linguagem usada pelas startups), que é um teste para definir a viabilidade das soluções que a empresa pretende implementar ou contratação”, explicou, em nota a equipe do Porto.

CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE

Hub de soluções

O BlueRio é inspirado em iniciativas de sucesso ao redor do mundo e reúne empresas de diversos perfis de inovação.

O objetivo é concentrar soluções analisadas localmente para cinco macro áreas estratégicas de impacto para o território Fluminense: Saneamento, Portos e Logística, Navegação, Sustentabilidade e Energia.

Soluções tecnológicas

Segundo informações do Governo do Estado, entre as parcerias nesta primeira temporada do BlueRio, está a empresa marítima Wilson Sons e a startup TideWise.

Através desta cooperação, já em processo adiantado, está sendo desenvolvido um projeto que visa monitorar a profundidade das águas navegáveis com alta precisão.

A partir deste rastreamento, o intuito é criar mapas detalhados do fundo do mar e rios, identificando áreas rasas, obstáculos submersos ou quaisquer outros perigos que possam representar riscos para a navegação.

“A tecnologia empregada pela proposta monitora os possíveis obstáculos por meio da emissão de pulsos sonoros para o fundo do mar ou canal, medindo o tempo de retorno e, assim, calculando o risco. O mapeamento dos sensores gera arquivos em 2D e 3D que orientarão as embarcações a evitarem possíveis obstáculos fixos e móveis que possam causar um dano mútuo, como rochas e tartarugas”, informou o Governo do Estado.

Uma parceria semelhante está já em desenvolvimento entre a TideWise e o Porto do Açu.

Publicidade
Publicidadespot_img
Publicidade

Posts relacionados

Publicidade
Publicidade