Publicidade

Inea solta jaguatirica resgatada em Valença, no Médio Paraíba Fluminense

O animal, ameaçado de extinção, havia sido encontrado ferido em uma via expressa entre Barra do Piraí e Vassouras.

Após três meses de recuperação em um hospital veterinário, uma jaguatirica fêmea adulta foi devolvida ao seu habitat natural na região do Parque Estadual da Serra da Concórdia, em Valença, no Médio Paraíba Fluminense.

CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE

O resgate da jaguatirica foi realizado por bombeiros e pelo Comando de Polícia Ambiental (CPAm) em março deste ano. O animal estava muito machucado e precisou passar por tratamento intensivo no hospital veterinário de uma universidade particular.

Na quarta-feira (24/04), técnicos do Instituto Estadual do Ambiente (Inea) realizaram a soltura da jaguatirica. O local escolhido foi próximo ao Parque Estadual da Serra da Concórdia, que possui um rico bioma de Mata Atlântica e oferece condições adequadas para a sobrevivência do animal.

A jaguatirica é um felino de porte médio, solitário e de hábitos noturnos. Presente em diversos biomas brasileiros, como a Amazônia, Cerrado, Pantanal e Pampas, alimenta-se principalmente de roedores, répteis, aves e peixes.

O Parque Estadual da Serra da Concórdia, com sua área de 5.952,58 hectares de Mata Atlântica, oferece um ambiente propício para a jaguatirica se reintegrar à natureza. A unidade de conservação possui remanescentes de Mata Atlântica, rios e corredores ecológicos que garantem a preservação da biodiversidade local.

Publicidade
Publicidadespot_img
Publicidade

Posts relacionados

Publicidade
Publicidade