Publicidade

Dengue: Defensoria critica falha no controle da doença no Estado do Rio

A defensora Thaisa Guerreiro disse que aumento exponencial dos casos de dengue é resultado da negligência das autoridades locais.

Enquanto o número de casos de dengue no estado do Rio de Janeiro explode, com um aumento de quase 1000% em janeiro de 2024 em comparação com o mesmo período do ano passado, a Defensoria Pública estadual denuncia a falha dos municípios na prevenção e controle da doença.

CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE

Em um documento enviado a 83 cidades fluminenses, a Defensoria cobra a adequação e a implementação dos planos de Contingência para Enfrentamento às Arboviroses Transmitidas pelo Aedes Aegypti. As secretarias municipais de Saúde têm até 15 dias para responder.

Para a coordenadora de Saúde da Defensoria, Thaisa Guerreiro, o aumento exponencial dos casos é resultado da negligência das autoridades locais.

“O monitoramento realizado pela Defensoria, em parceria com a UFRJ, apontou falhas graves na adoção de medidas de prevenção, como baixas coberturas de visitas domiciliares, controle ineficaz do mosquito em áreas públicas e planos de contingência inadequados,” afirma Thaisa.

Enquanto a população sofre com a epidemia de dengue, a Defensoria Pública exige medidas urgentes dos municípios como:

  • Intensificação das ações de controle do mosquito, com relatórios detalhados das áreas visitadas;
  • Estruturação adequada para atendimento aos pacientes, com monitoramento e divulgação dos casos e óbitos;
  • Criação de centros de hidratação exclusivos para tratamento da dengue;
  • Manejo clínico adequado e precoce para minimizar os impactos da doença.
Publicidade
Publicidadespot_img
Publicidade

Posts relacionados

Publicidade
Publicidade