Publicidade

Indústria apresenta saldo positivo, mas setor defende superação

Se por um lado o setor foi impulsionado pela produção de petróleo, por outro, segmentos como o da transformação, foi penalizado pela alta de juros

Apesar do resultado positivo que a indústria apresentou no balanço do ano de 2023, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), setores representativos defendem que a produção industrial brasileira apresentou baixo dinamismo. Segundo a Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), se por um lado o setor foi impulsionado pela produção de petróleo, por outro, segmentos como o da transformação, foi penalizado pela alta de juros.

CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE

A análise que a Federação faz, aponta que a indústria extrativa (+7,0%) foi beneficiada pelo aumento da produção de petróleo, derivados e mineração, em contexto internacional de demanda aquecida por commodities energéticas. Já a indústria de transformação (-1,0%), foi penalizada, sobretudo, pelas altas taxas de juros, registrando recuo em 16 dos 24 segmentos pesquisados pelo IBGE.

Com esse movimento, a indústria nacional encerrou 2023 (+0,7%) acima do patamar pré-pandemia (fevereiro de 2020), de acordo com os dados divulgados nesta sexta-feira, dia 2, pelo IBGE. No entanto, ainda se encontra 16% abaixo da máxima histórica alcançada em maio de 2011.

A Firjan reforça que, no que tange aos aspectos conjunturais, a elevada taxa de juros segue sendo um desestímulo para o ambiente de negócios.

– No campo estrutural, o setor continua distante das principais cadeias globais de valor, com sua competitividade majoritariamente atrelada às commodities. Diante desse contexto, a Firjan destaca que o programa Nova Indústria Brasil se torna crucial para restabelecer a posição de destaque da indústria na economia brasileira. Alinhadas com a política de responsabilidade fiscal, as medidas propostas não apenas impactarão positivamente a atividade industrial, mas também impulsionarão o emprego, a renda e o crescimento econômico sólido – defendeu em nota.

Publicidade
Publicidadespot_img
Publicidade

Posts relacionados

Publicidade
Publicidade