Publicidade

Com UTE Marlim Azul, Macaé toma dianteira na geração de energia limpa

Além de se firmar como “Cidade Energia”, Macaé está tomando a dianteira nacional na busca por fontes energéticas menos poluentes e mais eficientes.

O principal projeto em andamento com este objetivo é a Usina Termelétrica Marlim Azul, uma joint venture da Shell Brasil com a Pátria Investimentos e a Mitsubichi Hitashi Power Systems. O início de operação está previsto para o primeiro trimestre de 2023.

CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE

Com capacidade de gerar 565 megawatts de energia (o suficiente para atender ao consumo de uma população de 2,5 milhões de habitantes), a UTE Marlim Azul é a será a primeira termelétrica vencedora dos leilões de energia abastecida exclusivamente com gás oriundo do pré-sal. Ela apresenta uma solução integrada entre produção de gás, geração e comercialização de energia elétrica.

Para o prefeito de Macaé, Welberth Rezende, o projeto da UTE Marlim Azul consolida o município como referência no estado do Rio e no Brasil como polo de transformação do gás natural em energia, fomentando um mercado em expansão. “Essa nova fase também aquece a nossa economia e promove o efeito positivo: a geração de oportunidades de emprego para a nossa população”, destaca.

Vantagens do gás natural

As usinas termelétricas produzem energia elétrica a partir da queima de carvão, óleo combustível ou gás natural. Qualquer que seja o combustível, a forma de funcionamento é semelhante. A queima do combustível aquece a água, que, transformada em vapor, faz girar as pás de uma turbina, cujo rotor gira com o eixo de um gerador, produzindo energia elétrica.

O maior impacto desta operação é a produção de gases, muitos deles causadores do efeito estufa. Existe também a geração de hidrocarbonetos que prejudicam a saúde, causando problemas respiratórios e doenças pulmonares.

CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE

De todos os combustíveis utilizados nas termelétricas, o gás natural é o que gera menos impacto no ar. Além disso, uma usina abastecida com gás pode funcionar em ciclo combinado: com a turbina a vapor, é possível recuperar o calor dos gases de exaustão das turbinas, aumentando a produção de energia. Macaé leva vantagem por receber o gás natural extraído na Bacia de Campos.

UTEs Vale Azul I e II

Mais duas usinas termelétricas já têm licença do Ibama para se instalar em Macaé: a Vale Azul I e II, que pertencem ao grupo Vale Azul. Os dois projetos, que preveem investimentos de aproximadamente R$ 3 bilhões, terão capacidade de gerar 600 MW de energia por hora, através do gás natural processado no Terminal de Cabiúnas. As duas usinas farão parte do Complexo Logístico e Industrial de Macaé (Clima), junto com a Marlim Azul.

Publicidade
Publicidadespot_img
Publicidade

Posts relacionados

Publicidade
Publicidade