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Projeto piloto leva musicoterapia à rede pública de ensino

O projeto “Musicoterapia na Educação Infantil” foi implementado quinta-feira (15) numa creche na Nova São João da Barra. Até o fim do ano, serão mais oito unidades.

A Secretaria de Educação de São João da Barra implementou nesta quinta-feira (15) o projeto piloto “Musicoterapia na Educação Infantil” na Creche Municipal Marcos Medeiros Valiengo, localizada na Nova São João da Barra. Desenvolvido pela equipe multidisciplinar em parceria com a coordenação de educação infantil, o projeto tem como objetivo atender mais oito creches municipais até o final do ano letivo, buscando auxiliar o processo de desenvolvimento cognitivo, psicomotor e social dos alunos.

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Durante o período de implementação, haverá acompanhamento e intervenção, quando necessário, no desenvolvimento dos alunos por meio de suporte aos professores, mediadores e cuidadores. Serão oferecidas sugestões de atividades e jogos musicais com o intuito de promover as relações interpessoais, estimulação cognitiva, psicomotora e social. Além disso, serão realizadas atividades de planejamento para orientar e esclarecer os responsáveis dos alunos, visando fortalecer a relação entre aluno, família e escola.

A secretária municipal de Educação, Angélica Rodrigues, explicou que a ideia do projeto é fornecer suporte e orientação aos profissionais da rede de ensino e aos responsáveis por alunos com dificuldades de aprendizagem, utilizando elementos musicais, jogos e atividades sonoro/rítmicas. Segundo Angélica, isso ajudará no desenvolvimento da comunicação, interação e funções cognitivas, além de beneficiar o processo de aprendizagem e contribuir para a qualidade do ensino público.

O projeto será conduzido pela musicoterapeuta Ana Cristina Mussalem, que realizará visitas às unidades escolares. “Na musicoterapia utilizamos a linguagem musical (sons, ritmos, melodia e harmonia) para favorecer a abertura de canais de comunicação, expressão e interação, fazendo uma escuta diferenciada através do não verbal. E isso vai incentivar a autodisciplina, o aumento da concentração e da autoestima, o desenvolvimento de habilidades sociais e da coordenação motora, o estímulo do raciocínio e da memória, além de potencializar a criatividade e proporcionar lazer e divertimento”, explica Ana Cristina.

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