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Maricá é finalista em prêmio nacional de mobilidade inclusiva

O projeto de bicicletas adaptadas compartilhadas gratuitas foi selecionado como um dos 30 melhores projetos do Brasil que promovem a mobilidade sustentável, segura e inclusiva.

Maricá é finalista do Prêmio Parque da Mobilidade Urbana (PMU) com um projeto inovador de bicicletas adaptadas compartilhadas gratuitas, que será implementado na cidade em 2024 para incentivar o uso por pessoas com deficiência.

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O PMU selecionou os 30 melhores projetos públicos e privados do Brasil que promovem a mobilidade urbana sustentável, segura e inclusiva. A premiação é realizada pela Plataforma Connected Smart Cities em parceria com a Mobilidade Estadão, do jornal O Estado de S. Paulo.

No total, foram recebidas 227 inscrições com iniciativas em prol da mobilidade sustentável, ideias inovadoras, segurança viária e mobilidade ativa, tanto na categoria pública quanto na privada. Dentre elas, 30 foram escolhidas para a disputa final, incluindo o projeto das bicicletas adaptadas compartilhadas gratuitas de Maricá, desenvolvido pela Empresa Pública de Transportes (EPT) e conhecidas como “vermelhinhas inclusivas”, na categoria “Iniciativas públicas em favor da mobilidade sustentável”.

Além do reconhecimento pela ousadia, inovação e capacidade de liderança e implementação, o prêmio oferece visibilidade e oportunidades de expansão para os projetos e iniciativas. Também serve de inspiração para futuros líderes que desejam seguir carreiras inspiradoras.

A cerimônia de premiação está marcada para o dia 23 de julho, durante o evento Parque da Mobilidade Urbana, no Pavilhão Pacaembu, em São Paulo.

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– Na última edição do evento Parque da Mobilidade Urbana, a EPT foi vencedora da menção honrosa na categoria “Ação educativa e de sensibilização”. Receber essa indicação na edição seguinte mostra que estamos no caminho certo para promover uma mobilidade urbana cada vez mais inclusiva e sustentável em nossa cidade – disse o presidente da EPT, Celso Haddad.

Consulta Pública

Para definir quais seriam os tipos de bicicletas adaptadas, a autarquia realizou uma consulta pública, disponibilizando quatro opções de modelo: hand bike infantil, hand bike, tandem e triciclo para toda a família. Ao todo, 441 pessoas participaram da pesquisa. Dessas, 44,15% do público alvo utilizaria o modelo triciclo para família; 28,90% utilizaria o modelo hand bike; 14,62% o modelo tandem e 12,33% o modelo hand bike infantil.

O modelo the duet, de bicicleta adaptada, obteve uma boa aceitação na consulta pública realizada pela EPT. No entanto, de acordo com a EPT, se trata de um modelo que ainda não está consolidado no mercado, tendo muitos protótipos em desenvolvimento. Além disso, o material utilizado em sua produção é, em grande parte, importado, o que aumenta consideravelmente o seu preço final. Dessa forma, segundo o órgão público, não se considerou a utilização do modelo para este projeto.

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