Publicidade

Polícia descobre dispositivo que fraudava taxímetro de táxis no Galeão

Polícia Civil aponta que táxis do Galeão usavam acionador escondido para elevar a tarifa. Passageiro pagou quase R$ 900 até a Barra da Tijuca.

Uma investigação da Polícia Civil do Rio de Janeiro apontou o uso de um dispositivo escondido em táxis que faziam ponto no Aeroporto Internacional Tom Jobim, o Galeão, na Ilha do Governador, para elevar o valor das corridas.

CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE

A apuração começou em janeiro, depois de uma denúncia. Em um dos casos analisados, um passageiro pagou quase R$ 900 por uma corrida entre o Galeão e a Barra da Tijuca, na Zona Oeste.

A peça ficava atrás do botão que abre o porta-malas e se ligava a um acionador instalado sob o carpete ou no forro do carro. Dessa forma, o motorista ativava o equipamento sem que o passageiro percebesse.

Aparelho passava a marcar a corrida ao ser acionado

Um vídeo gravado durante a investigação mostra um policial com o taxímetro parado. Ao acionar o dispositivo, o aparelho começa a registrar a corrida na hora. Para os investigadores, o motorista ligava a peça depois que o passageiro entrava no veículo.

A polícia apreendeu outros equipamentos eletrônicos, que são investigados como possíveis instrumentos para alterar o preço das corridas.

CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE

O delegado Victor Tutmann contou que um dos motoristas foi abordado enquanto circulava pelo Rio e tentou se desfazer do dispositivo. Segundo ele, a peça impulsionava o taxímetro para gerar sobrepreço.

Aliciadores levavam turistas aos veículos do esquema

A investigação também identificou os chamados “jóqueis”. De acordo com a polícia, eles ficavam na área de desembarque do Galeão, abordavam passageiros, em especial turistas, e os levavam aos táxis ligados ao esquema.

Um vídeo obtido pelos investigadores mostra um homem de camisa azul, com o celular na mão, na saída do aeroporto. A polícia afirma que ele seria um dos responsáveis por direcionar os passageiros.

Os motoristas investigados não integravam as cooperativas que atendem oficialmente o aeroporto. Os carros eram alugados de uma única empresa e retirados em um pátio no Rocha, na Zona Norte. Depois, seguiam para uma oficina em Piedade, também na Zona Norte, onde recebiam o equipamento.

CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE

O caso é conduzido por agentes da Delegacia de Repressão aos Crimes de Propriedade Imaterial, da Delegacia Especial de Apoio ao Turismo e da Delegacia do Aeroporto Internacional.

Empresa, oficina e cooperativa respondem

A reportagem não teve acesso ao depoimento do homem de camisa azul, apontado pela polícia como “jóquei”.

O grupo Império Táxis, de onde saíam os carros alugados, informou que mantém compromisso com a legalidade e a transparência. A empresa disse estar à disposição das autoridades e dos órgãos competentes para colaborar com a investigação.

A reportagem procurou a Oficina Capelinha, mas não obteve resposta até a última atualização deste texto.

A AeroCoop, cooperativa que atua no Galeão, esclareceu que não tem vínculo com os grupos que atuam de forma ilícita.

Publicidade
Publicidade

+ Notícias

Publicidade
Publicidade