spot_img

Perspectiva de crescimento com aumento de emprego e renda

Macaé e São João da Barra ajudam a alavancar o crescimento da região com geração de empregos e melhoria de renda com aumento do poder de compra.

Perspectivas de crescimento econômico para o Norte e Noroeste Fluminense 2023 a 2024

Por *Leandro Campos de Azevedo

A inflação se manifestou acima do previsto, motivada pelo reajuste nos preços dos combustíveis, anunciado na última semana. Contudo, as expectativas para a inflação deste ano subiram de 4,84% para 4,90%.

O IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo), responsável por medir a inflação pela variação dos preços de mercados e o poder de compra do consumidor, apresentou uma queda, passando de 6,0% para 5,0% no último trimestre.

Com relação às expectativas futuras relacionadas ao crescimento econômico, são promissoras, demostrando uma desaceleração inflacionária, trazendo em condições futuras o ganho do poder de consumo em proporcionalidade direta a um discreto aumento de produtividade, apresentado em 3,86% (2024) e 3,50% (2025 e 2026).

Como se sabe, uma baixa na inflação traz benefícios diretos à população, sendo diretamente ligada, principalmente, a um aumento na renda, – que nos últimos anos foi fortemente afetada, trazendo vulnerabilidade, comprometendo as classes sociais mais baixas nos produtos de extrema necessidade para sobrevivência.

Com o singelo crescimento econômico, nas regiões Norte e Noroeste Fluminense isso não será diferente. Promoverá um aumento no consumo, propiciando o aumento de produtividade, que, pela simples lei da oferta e procura, virá a provocar a redução dos preços dos produtos, aumentando o poder de consumo e maior circulação de dinheiro local.

Essa melhoria vem sendo alavancada principalmente pelo crescimento de postos de trabalho, ligado ao crescimento de áreas de desenvolvimento e extração de petróleo – como Macaé, onde se descobriu novos poços de extração de gás natural, consolidando ainda mais as termoelétricas já em funcionamento na região.

O mesmo ocorre na cidade de São João da Barra, com o desenvolvimento do Porto do Açu, cujo crescimento vem promovendo o aumento econômico da Região Norte Fluminense.

A evolução do PIB (Produto Interno Bruto) no período de 2023 a 2026 apresenta uma retomada produtiva no segundo semestre de 2022 e com expectativas de um crescimento singelo, mas válido, principalmente depois dos acontecimentos caóticos provocados pela queda do preço internacional do petróleo em 2016 e da pandemia de Covid em 2021.

Esta relação é salutar, pois, como observado, não há uma amplitude muito grande, mas virá a proporcionar o crescimento a uma economia alicerçada em fatos concretos e um maior desenvolvimento de toda a região.

Em relação às projeções para a atividade de produção, houve mudança somente para o ano de 2024, com as projeções subindo de +1,30% para +1,33%.

As projeções para a Selic se mantiveram em 11,75% para este ano de 2023, 9,0% para 2024 e 8,50% para os dois anos seguintes. Mudou o cenário produtivo a uma melhor estabilidade econômica, proporcionando um aumento não de especulações e investimentos financeiros, mas sim promovidos pelo aumento da produtividade, ligadas ao setor secundário e terciário, com ênfase nas indústrias e prestações de serviços. Bases essas sólidas, geradoras de empregos diretos e indiretos, fazendo com que aos poucos se retome a estabilidade econômica.

Como conclusivo, após os ajustes mais significativos nas expectativas do mercado ao longo dos últimos meses, é natural que agora as mudanças sejam mais modestas. Um ponto a reforçar é que o reajuste dos preços dos combustíveis não irá impedir a continuidade do ciclo de queda de juros. O importante é que as projeções para a inflação de longo prazo seguem consistentes em 3,50%, o que ajuda o BC. Promove-se a solidez econômica em busca de um país mais equilibrado economicamente.

*Leandro Campos Azevedo – Doutor em Planejamento Regional e Gestão de Cidades, mestre em Economia e Gestão Empresarial, pós-graduado em Economia Empresarial

Posts relacionados

Advertisment
Advertisment

Últimas notícias

Dona de Clínica de Estética esclarece sobre fiscalização em Cabo Frio 

Fernanda Rodrigues, proprietária da clínica de estética, negou as supostas irregularidades encontradas pela fiscalização.  A ação conjunta realizada na manhã da última quinta-feira (16/05), contou...

L7nnon comanda a festa do Maricá 210 anos neste domingo (19)

O trapper L7nnon, um dos nomes mais quentes do cenário musical, se apresenta às 22h30, encerrando a programação deste fina de semana. A orla de...

No Estado do Rio 62 pessoas, por dia, sofrem acidentes de trânsito

1º lugar ficou com a capital do estado; em 2º, Niterói e; em 3º, Duque de Caxias; dos mais de 22 mil acidentes, 1.341...