Publicidade

Oásis Verde em SJB, Reserva Caruara valoriza ecoturismo

O ventinho do litoral, uma rica biodiversidade e muita informação sobre o meio que nos cerca é parte de uma das maiores unidades privadas de preservação da restinga no Brasil

Maior unidade privada dedicada à preservação do ecossistema de restinga do Brasil, a Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) Caruara, em São João da Barra (SJB), segue com programação extensa e gratuita no mês de janeiro, quando turistas podem agendar visitação ao local, seja individualmente ou em grupo.

CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE

Lá são desenvolvidos trabalhos de restauração florestal, monitoramento de fauna e flora e os vistantes têm um cronograma para acompanhar os trabalhos que vem sendo desenvolvidos desde 2012.

Inaugurada em 2022, a sede da Reserva Caruara, que está numa área de 40 km², partiu do objetivo não apenas de potencializar o turismo sustentável, mas também de promover as boas práticas ambientais e a pesquisa científica em todo território estadual.

Em dez anos, até a inauguração da sede da Reserva Caruara, foram plantadas mais de 1,3 milhão de mudas, 573 espécies de fauna e 307 de flora foram identificadas e catalogadas. Ainda no local, cerca de 40 moradores da região trabalham no espaço.

Programação de janeiro na Reserva Caruara

A visitação à Reserva Caruara está com agenda aberta de quarta a domingo, de 9h às 16h30, este mês. Toda a programação e horário de cada uma pode ser conferida no site oficial da Reserva Caruara (aqui). Entre as opções de agendamento tem eventos como a ‘Feira de Artesanato Inspirações da Restinga’, ‘Conhecendo a Reserva Caruara (tour pela sede)’, Caminhada de “Filhotes ao Mar” (com programação sujeita ao nascimento dos filhotes de tartarugas), ‘Uma viagem pedagógica pela Caruara’, entre outras.

CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE

A promessa é que, em breve, também haja disponibilizado aos visitantes tanto pedalinho quanto canoagem.

Produção em viveiro próprio em São João da Barra

Todas as mudas plantadas na Reserva Caruara são produzidas em um viveiro próprio, com capacidade de produção de 500 mil mudas por ano – o que totaliza 1,3 milhão de mudas de 88 espécies.

Em toda a área preservada foram identificadas 292 espécies de flora e 573 de fauna, incluindo espécies criticamente ameaçadas de extinção, como o melocactus (Melocactusviolaceus), o lagarto do rabo verde (Ameivulalittoralis) e a borboleta da praia (Paridesascanius).

A Caruara também produz material acadêmico e científico: são 24 pesquisas desenvolvidas, 66 publicações (resumos, artigos, teses e monografias) e 48 participações em eventos científicos. A restinga é reconhecida pelos prêmios Firjan Ação Ambiental, Selo Verde Instituto Chico Mendes, Benchmarking Brasil e 14º Prêmio Brasil Ambiental.

Publicidade
Publicidadespot_img
Publicidade

Posts relacionados

Publicidade
Publicidade