Publicidade

Concurso Nacional Unificado adota medidas de segurança para evitar fraudes

O maior concurso público da história do país vai contar com novas camadas de segurança foram sugeridas por órgãos como a Polícia Federal e a Abin.

O Concurso Público Nacional Unificado (CNPU), que será realizado no próximo dia 5 de maio em 228 cidades, contará com um forte esquema de segurança para garantir a lisura do processo e proteger os 2,1 milhões de candidatos inscritos.

CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE

Entre as medidas adotadas, destaca-se a proibição de os candidatos levarem os cadernos de prova ao término do teste, a coleta de digitais e exame grafológico nas salas de aplicação, além da impossibilidade de fazer anotações no cartão de confirmação da inscrição.

As novas camadas de segurança foram sugeridas por órgãos como a Polícia Federal e a Agência Brasileira de Inteligência (Abin), que estão trabalhando em conjunto com o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos na elaboração do maior concurso público da história do país.

Segundo Alexandre Retamal, coordenador-geral de Logística do CNPU, o objetivo é garantir a isonomia para todos os candidatos e combater possíveis fraudes.

Uma das principais fontes de fraudes em concursos públicos, de acordo com os órgãos de segurança, é o uso de pontos eletrônicos durante a aplicação das provas.

CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE

Para evitar esse tipo de crime, os candidatos não poderão sair com os cadernos de prova, impedindo que as questões sejam resolvidas por membros de quadrilhas e enviadas por áudio para aqueles que ainda estão nas salas.

Além disso, os locais de prova contarão com detectores de metais e de ponto eletrônico.

Exame grafológico e coleta de digitais

Por recomendação da Polícia Federal, foi acrescido aos editais do CNPU a previsão de coleta das digitais e material para o exame grafológico de todos os participantes no momento da realização da prova.

Esse processo visa garantir que o candidato que esteja prestando a prova será a mesma pessoa que irá tomar posse do cargo, em caso de aprovação.

CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE

O cartão de resposta conterá as escolhas das questões, o exame grafológico, a assinatura do candidato e a coleta da digital.

Orientações

No dia da prova, os candidatos deverão desligar os celulares e quaisquer equipamentos eletrônicos, deixando-os lacrados dentro de embalagens fornecidas pelos fiscais e aplicadores.

Caso os fiscais constatem que os celulares permaneceram ligados durante a realização das provas, o candidato será eliminado. É importante que todos sigam as orientações dos fiscais e aplicadores para evitar qualquer problema.

Os portões serão abertos às 7h30 (horário de Brasília) para o turno matutino e às 13h para o turno vespertino.

Os candidatos terão acesso a diferentes tipos de questões, dependendo do bloco e nível para o qual se inscreveram. Mais informações podem ser obtidas na página oficial do concurso.

Mais informações, acesse a página oficial do concurso (https://www.gov.br/gestao/pt-br/concursonacional/)

Publicidade
Publicidadespot_img
Publicidade

Posts relacionados

Publicidade
Publicidade