Publicidade

Ao Livro Verde se torna patrimônio histórico e cultural de Campos

O reconhecimento veio nesta quarta-feira (13), com a sanção da Lei Municipal 9.360/23. Na terça (12), Câmara Municipal formou Comissão Mista para debater o futuro da livraria mais antiga do Brasil.

Livraria mais antiga do Brasil em funcionamento, Ao Livro Verde acaba de ser reconhecida como “patrimônio histórico e cultural de Campos dos Goytacazes”. O reconhecimento veio com a Lei Municipal 9.360/23, sancionada pelo prefeito Wladimir Garotinho e publicada no Diário Oficial do Município desta quarta-feira (13).

CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE

O projeto de lei, de iniciativa do presidente da Câmara Municipal de Campos, Marcos Bacellar, foi aprovado por unanimidade pelos vereadores campista.

A iniciativa faz parte do movimento para evitar o fechamento da livraria, que figura inclusive no Guinness Book. Com dívidas acumuladas em torno de R$ 2 milhões, o estabelecimento ingressou na Justiça com pedido de falência. Dezenas de instituições de Campos e região estão se mobilizando para evitar que Ao Livro Verde feche suas portas depois de 179 anos de funcionamento.

Comissão Mista é formada

Nesta terça-feira (12), a Câmara Municipal instalou a Comissão Mista da Campanha SOS Ao Livro Verde, com a missão de buscar soluções para manter aberta a Livraria Ao Livro Verde -a mais antiga do Brasil, em funcionamento há 179 anos. Na reunião para formação do grupo, foram empossados cinco membros e definido o calendário de atividades da campanha. A partir deste encontro, também foi possível a criação de canais de comunicação para a livre manifestação da sociedade.

A Comissão Mista terá dois representantes do Poder Legislativo, dois do Poder Executivo e três da sociedade civil. As próximas reuniões acontecerão nos dias 19 e 26 de setembro. No dia 3 de outubro, em sessão plenária na Câmara, será apresentado um relatório com propostas e sugestões.

CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE

Além do vereador Rogério Matoso, empossado como representante do Poder Legislativo, a Comissão Mista tem como membros o procurador jurídico da Câmara, José Paes; Adelfran Lacerda, representando a Fundação Cultural de Campos; Edvar Júnior, pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL); e Genilson Soares, representando a Academia Campista de Letras).

Também participaram da primeira reunião da Comissão Mista os vereadores Luiz Alberto Neném e Raphael Thuin; o advogado Luiz Victor Monteiro Alves; a diretora de imprensa da Câmara de Vereadores, Camila Lopes; e a assessora parlamentar Michelle Mayrink.

Canais de comunicação para a população

Toda a sociedade civil poderá participar livremente com propostas, sugestões e comentários para inclusão no Relatório Final da Comissão Mista, através dos seguintes canais de comunicação:

Site da Câmara: camaracampos.rj.gov.br

CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE

Instagram: camaradecampos

WhatsApp: (22) 99234-4935 / (22) 99820-9998

Publicidade
Publicidadespot_img
Publicidade

Posts relacionados

Publicidade
Publicidade