Publicidade

Volta Redonda amplia rede de proteção à mulher com novo aplicativo

O sistema do aplicativo, integrado ao GPS, permite que a equipe de segurança localize e auxilie a vítima rapidamente.

A Prefeitura de Volta Redonda está dando um passo importante para ampliar a proteção às mulheres vítimas de violência doméstica na cidade. A partir de agora, elas contarão com um aplicativo para pedir ajuda em caso de perigo iminente, além de um convênio com o Poder Judiciário que dará celeridade à emissão de medidas protetivas.

CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE

Aplicativo de pedido de ajuda

O aplicativo, apresentado nesta quarta-feira (8) pelo secretário municipal de Ordem Pública, coronel Luiz Henrique Monteiro Barbosa, ao juiz titular da 2ª Vara Criminal de Volta Redonda, Flavio Batista, funciona por meio de um sistema de georreferenciamento (GPS) totalmente silencioso.

Em apenas cinco segundos, a vítima poderá acionar a equipe de segurança, que receberá a solicitação e a localização da vítima, permitindo que a viatura da Polícia Militar ou Guarda Municipal mais próxima chegue rapidamente ao local.

O sistema é semelhante ao já utilizado em outras cidades, como Campinas (SP).

Convênio com o Poder Judiciário:

O convênio firmado entre a Prefeitura e o Poder Judiciário visa agilizar a emissão de medidas protetivas para as mulheres vítimas de violência.

CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE

Através do Projeto Violeta, iniciativa do Tribunal de Justiça, todo o processo deve ser concluído em até quatro horas: a vítima registra o caso na delegacia, que o encaminha para apreciação do juiz.

Após ser ouvida e orientada por uma equipe multidisciplinar do Juizado, a vítima sai com a decisão judicial em mãos e já tem acesso ao aplicativo de pedido de ajuda.

A expectativa é que a prefeitura auxilie na aplicação do Projeto Violeta, cedendo profissionais como assistente social e psicólogo.

Publicidade
Publicidadespot_img
Publicidade

Posts relacionados

Publicidade
Publicidade