Publicidade

Vítimas de acidente trânsito crescem 32% em 4 meses, alerta Hospital Alberto Torres

Principais causas dos acidentes, segundo os médicos, são o consumo de álcool antes de dirigir e o uso do celular ao volante.

O Hospital Estadual Alberto Torres (Heat), referência no atendimento de traumas de alta complexidade no Rio de Janeiro, registra um aumento preocupante no número de vítimas de acidentes de trânsito.

CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE

Nos quatro primeiros meses de 2024, a unidade recebeu 3.705 acidentados, um crescimento de 32% em relação ao mesmo período do ano passado, quando foram registrados 2.804 atendimentos.

Em média, o Heat recebe 31 vítimas de acidentes por dia, o que significa que a cada 47 minutos uma nova pessoa dá entrada na emergência do hospital com ferimentos graves.

As principais causas dos acidentes, segundo os médicos, são o consumo de álcool antes de dirigir e o uso do celular ao volante.

Maio Amarelo

Ciente do problema, o Heat aderiu mais uma vez à campanha Maio Amarelo, que visa conscientizar a população sobre a importância da segurança no trânsito e reduzir o número de acidentes.

CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE

O objetivo da campanha, que está em sua oitava edição, é alertar para os riscos de dirigir alcoolizado, usar o celular ao volante e cometer outras infrações de trânsito.

– Temos que frear esses números. São acidentes que podem ser evitados. Diariamente, pessoas de todas as idades entram em nossas emergências com graves ferimentos, demandando cuidados especializados, exames e cirurgias. Muitos pacientes se recuperam, mas outros ficam com sequelas ou não sobrevivem – alerta o Dr. Marcelo Pessoa, coordenador do Centro de Trauma do Heat.

Histórias reais

O casal Marcos Vinicius e Isabelle Mendes, ambos com 24 anos, são exemplos das vítimas de acidentes de trânsito.

Após um acidente de carro, eles foram socorridos pelo Corpo de Bombeiros e levados ao Heat, desacordados. Após serem estabilizados e operados, receberam alta duas semanas depois.

CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE

– Nascemos de novo. Foi um acidente muito grave. O Vinicius perdeu o controle do carro ao bater em um buraco na rodovia. Mas recebemos socorro rápido dos bombeiros e da equipe do hospital, a quem agradecemos sempre – relata Isabelle.

Impacto no sistema de saúde

O alto índice de acidentes de trânsito não sobrecarrega apenas as emergências, mas também o banco de sangue do hospital.

Em 2023, foram utilizadas 8.119 bolsas de sangue para transfusões em pacientes vítimas de acidentes. A situação se agrava ainda mais em feriados prolongados e finais de semana.

O crescimento no número de acidentes também gera um aumento na demanda por acompanhamento médico no ambulatório de pós-operatório.

Em 2023, foram realizadas cerca de 3 mil consultas e procedimentos nos quatro primeiros meses.

Já em 2024, no mesmo período, o número saltou para 5 mil, com a maioria dos atendimentos sendo para ortopedia e neurocirurgia.

Publicidade
Publicidadespot_img
Publicidade

Posts relacionados

Publicidade
Publicidade