Publicidade

Usinas solares poderão gerar 2.700 empregos em Campos

A Prefeitura de Campos já licenciou 11 usinas fotovoltaicas e tem outras 18 em fase de licenciamento. Capacidade instalada será de 90,68 MW.

Campos caminha pode se tornar um dos principais polos de geração de energia fotovoltaica do Brasil, com 90,68 megawatts (MW) de capacidade instalada. Segundo informações da Subsecretaria Municipal de Meio Ambiente, o município já emitiu licença para a instalação de 11 usinas, com capacidade de gerar 23,88 MW de energia elétrica a partir do sol. Outras 18 usinas estão em fase de licenciamento, com previsão de gerar 66,8 MW de energia.

CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE

De acordo com parâmetros nacionais e internacionais, a cada 1 megawatt instalado, o setor de energia fotovoltaica gera cerca de 30 novos empregos diretos. Com licenciamento concluído e em pleno funcionamento, as 29 usinas de Campos poderão gerar aproximadamente 2.700 empregos. Além da abertura de novos postos de trabalho, a política de investimento em energia solar garantirá ao município o protagonismo na geração de energia limpa.

– Campos foi a primeira cidade da América Latina a ter luz elétrica. Agora queremos que ela seja protagonista na transição energética. E nós temos todas as condições climáticas necessárias, com alta incidência de radiação solar, além de um amplo território – observa o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Mauro Silva.

As usinas fotovoltaicas serão instaladas em vários pontos do município, como Guarus, Travessão, Morro do Coco, Santa Cruz e outros bairros e distritos. A Prefeitura de Campos está acelerando os licenciamentos e convidando mais empresários para que invistam no município.

– O prefeito Wladimir Garotinho tem trabalhado para atrair investimentos e pede celeridade nos trâmites burocráticos, como licenciamento ambiental e de obras. Hoje esse processo acontece de forma muito rápida, numa ação conjunta com as Secretarias Municipais de Planejamento, Obras e Fazenda – observa Mauro Silva.

CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE
Mauro Silva, secretário municipal de Desenvolvimento Econômico: negociação com a Enel

Negociações com a Enel

Após a etapa de licenciamento, a Prefeitura de Campos e as empresas interessadas em se instalar no município negociam com a Enel os custos de ligação das usinas à rede de distribuição de energia elétrica. A proposta é que o custo cobrado da concessionária seja dividido entre as usinas, numa espécie de consórcio.

– Estamos conversando com a diretoria e queremos apelar à Enel para que tenha a sensibilidade quanto à importância da energia fotovoltaica para o desenvolvimento do nosso município. Hoje, esse custo do acesso é o maior entrave da Prefeitura e dos empresários para virar a chave e tornar Campos referência nacional em energia renovável – diz o secretário de Desenvolvimento Econômico.

Publicidade
Publicidadespot_img
Publicidade

Posts relacionados

Publicidade
Publicidade