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Tarifa zero de ônibus urbano em Maricá inspira criação de frente parlamentar

O sistema de transporte de Maricá com tarifa zero é um dos maiores do país: 115 linhas de ônibus servem a 120 mil passageiros por dia.

A Câmara dos Deputados lançou a Frente Parlamentar em Defesa da Tarifa Zero. O movimento é articulado pelo deputado Washington Quaquá (PT-RJ), que há 10 anos implementou a gratuidade nos ônibus municipais de Maricá, na região metropolitana do Rio.

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A experiência da cidade flumiense estimulou a criação da frente. O modelo adotado na cidade, que é administrado pela Empresa Pública de Transporte (EPT), tem se mostrado eficiente e sustentável.

O sistema de transporte de Maricá com tarifa zero é um dos maiores do país: 115 linhas de ônibus servem a 120 mil passageiros por dia, cerca de 3 milhões por mês.

Em 2022, um levantamento da Prefeitura de Maricá apontou que os cidadãos economizaram R$ 12 milhões por mês por viajar nos vermelhinhos, como os ônibus são apelidados.

“Maricá mostrou que a tarifa zero é possível e viável. É um direito que precisa ser conquistado por todos os brasileiros”, afirmou Quaquá.

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O objetivo da frente é levar a tarifa zero a mais municípios brasileiros. Para isso, o grupo vai promover estudos, mobilização política e aperfeiçoamento da legislação.

“A tarifa zero é uma política pública que melhora a vida das pessoas e da economia. Ela garante o acesso ao transporte para todos, independentemente da renda”, disse o deputado.

Este ano, mais 24 cidades implementaram a tarifa zero nos serviços de transporte público, chegando a 88 municípios no Brasil e inúmeras cidades no exterior.

Os dados são do pesquisador Daniel Santini, mestrando pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da USP e autor do livro Passe Livre – As possibilidades da tarifa zero contra a distopia da uberização.

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Comerciantes de cidades que tiveram a Tarifa Zero implementada também perceberam movimentações nas vendas. Caucaia, no Ceará, teve 30% mais vendas após o programa Bora de Graça.

Em Volta Redonda, no Rio de Janeiro, os ônibus gratuitos no centro melhoraram o trânsito e turbinaram o comércio.

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