Publicidade

Surfistas e organizações unem forças para proteger Saquarema

A união de surfistas e organizações ambientais resultou em ações de proteção e conservação para a área de surfe mais emblemática do Brasil.

Na primeira semana do Vivo Rio Pro apresentado por Corona, a prefeitura de Saquarema, surfistas e organizações ambientais sem fins lucrativos uniram forças com a WSL One Ocean para tomar medidas imediatas para proteger e conservar Saquarema uma das áreas de surfe mais emblemáticas do Brasil.

CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE

Um dos principais programas em andamento é o Programa de Reservas de Surf do Brasil, idealizado por especialistas em surf e conservação. Com o apoio das doações da WSL PURE e Corona, juntamente com os parceiros regionais Conservation International-Brazil (CI-Brazil) e O Instituto APRENDER Ecologia, o programa busca proteger e conservar os ecossistemas de surf essenciais para Saquarema.

Dentro do programa, os alunos da rede municipal de educação têm aprendido sobre a importância da lagoa e dos ecossistemas vizinhos para a preservação desse renomado pico de surfe. Eles também têm participado do plantio de mudas nativas na restinga, um ecossistema crítico que desempenha papel fundamental na fixação das dunas de areia e na prevenção da erosão das praias. Outra iniciativa envolveu voluntários e surfistas na limpeza da lagoa e dos manguezais, resultando na remoção de 30 quilos de lixo e no plantio de 20 mudas, contribuindo para a conservação e restauração dessas áreas importantes.

Um projeto piloto visando uma solução experimental de barreira ecológica para conter a poluição nos rios será implementado em Saquarema. As barreiras são construídas com galões flutuantes que impedem a passagem de detritos plásticos e garantem a livre passagem de água e peixes. A poluição plástica será separada para processamento e reciclagem.

Programa Reservas Brasileiras de Surf

Saquarema, Guarda do Embaú e Itamambuca são apenas alguns exemplos de destinos no Brasil onde a combinação perfeita entre ondas de alta qualidade e ecossistemas marinhos e costeiros ricos em biodiversidade tem um papel fundamental. Estudos econômicos revelam que um bom point de surfe pode injetar até US$ 18 milhões anualmente na economia local, criando centenas de empregos e sustentando milhares de pessoas. E

CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE

O Programa Brazilian Surf Reserves tem como objetivo criar Reservas de Surf para proteger ondas icônicas e contribuir para a conservação e desenvolvimento sustentável da costa brasileira. Através do engajamento das comunidades locais, busca-se a proteção e o uso sustentável dos ecossistemas costeiros e marinhos associados à cultura do surf.

As comunidades próprias definem essas áreas, reconhecem-nas nacionalmente e designam-nas para valorizar e preservar os ecossistemas ligados ao surf. Enquanto os surfistas protegem os locais que amam e que têm um impacto econômico significativo, promovemos a conservação dos oceanos com o apoio das comunidades locais.

Os critérios para o reconhecimento das reservas de surf incluem a qualidade das ondas, a cultura e a história do surf, a importância para a conservação da biodiversidade, as características socioeconômicas e o engajamento da comunidade.

Publicidade
Publicidadespot_img
Publicidade

Posts relacionados

Publicidade
Publicidade