Publicidade

‘SOS Ao Livro Verde’ com quase 1.500 assinaturas; objetivo é 5 mil

A livraria Ao Livro Verde, fundada em 1844, é a mais antiga do Brasil, com confirmação no Guinness Book

A Campanha SOS Ao Livro Verde já reuniu quase 1.500 assinaturas em um abaixo-assinado online para a manutenção da livraria mais antiga do Brasil, em Campos dos Goytacazes (RJ). Mesmo com a satisfação no número de assinaturas reunidas até o momento, o objetivo é levantar cerca de 5 mil pessoas através de uma Petição Pública. Segundo o Comitê Organizador da Campanha, formado por entidades representativas, o documento será encaminhado ao Poder Executivo Municipal e à Câmara de Vereadores para a formação urgente de equipe técnica especializada com o objetivo de estudar, avaliar e propor alternativas para a manutenção da livraria

CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE

A livraria Ao Livro Verde, fundada em 1844, é a mais antiga do Brasil, com confirmação no Guinness Book. E continua funcionando há 179 anos em Campos dos Goytacazes. Seu prédio é tombado pelo Conselho de preservação do Patrimônio Histórico e Cultural de Campos dos Goytacazes (Coppam) desde 2013.

O movimento SOS Ao Livro Verde, lançado em sessão na Câmara de Vereadores de Campos no último dia 27 de junho, também objetiva tornar a livraria um patrimônio imaterial da cidade. O movimento foi iniciado por lideranças empresariais e culturais do município.

O Comitê Organizador da Campanha ‘SOS Ao Livro Verde’ é constituído por representantes da Associação de Imprensa Campista (AIC), Associação Comercial e Industrial de Campos (Acic), Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Fundação Cultura de Campos (FCC – instituição mantenedora do Centro Universitário Fluminense, o Uniflu) e do Sindicato do Comércio Varejista de Campos (Sindvarejo).

Um dos membros do Comitê é Edvar Junior, presidente da CDL, diz ser uma grande representação essas 1.500 assinaturas numa realidade em que muitas pessoas ainda têm receio por ser digital. Apesar de ainda não ter chegado aos 5 mil, próximos passos para a manutenção da livraria estão sendo dados pelos membros do Comitê.

CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE

-Já começamos a dar início a todos os pleitos com a Câmara de Vereadores, vamos ter a assinatura da Academia Brasileira de Letras (ABL); Herval Pereira, presidente da ABL; vários nomes importantes estão assinando, fora a comunidade inteira abraçando. Tenho certeza que a solução para a revitalização da livraria vai passar por uma parceria público-privada. – afirmou.

Edvard também destaca a grande importância da livraria, que chama de ‘Jóia da Coroa’. ‘Ela faz parte não só da nossa história, como da história do Brasil, quiçá do mundo. Ela agrega uma lenda, que é a pena. Dizem que a pena que assinou a ‘Lei Áurea’ foi comprada na Ao Livro Verde porque José do Patrocínio era muito amigo da Princesa Isabel. Então ela tem uma lenda e tem tantas histórias, o que é uma coisa que é legal de livraria” contou.

Genilson Soares representa a Academia Campista de Letras e o Instituto Histórico e Geográfico de Campos e, assim como os demais integrantes do Comitê organizador da Campanha, reforçou o pedido à toda a sociedade campista e apoio com a assinatura na Petição eletrônica e posterior confirmação no e-mail informado.

-Cada voto vai fazer grande diferença para preservar esse importante patrimônio cultural e imaterial da nossa cidade. A nossa cidade não pode perder mais nada. Nossa história é muito importante e todos têm um compromisso com essa história também- reforçou.

CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE

Faça parte deste movimento histórico aqui, com sua assinatura AQUI.

Campanha SOS Ao Livro Verde

No total, a Campanha SOS Ao Livro Verde já tem o apoio oficial de 42 instituições e entidades da sociedade civil, além de grupos e veículos de comunicação social (jornais, rádios, tv e redes digitais).

Publicidade
Publicidadespot_img
Publicidade

Posts relacionados

Publicidade
Publicidade