Publicidade

Segundo LIRAa de 2024 aponta risco médio para arboviroses em Volta Redonda

O combate ao mosquito Aedes aegypti precisa ser uma luta incessante, e nesse cenário, a conscientização da população.

Volta Redonda comemora uma conquista importante no combate à dengue: o segundo LIRAa (Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti) de 2024, realizado em maio, apontou uma redução de 69% no índice de infestação do mosquito, classificando o município com risco médio para as arboviroses – dengue, zika e chikungunya.

CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE

Embora a redução seja um resultado positivo, a coordenadora da Vigilância Ambiental, Janaína Soledad, reforça que a transmissão da dengue não está encerrada.

O combate ao mosquito Aedes aegypti precisa ser uma luta incessante, e nesse cenário, a conscientização da população se torna a arma fundamental para eliminar os criadouros.

Dados que revelam a importância da ação conjunta:

  • No primeiro LIRAa do ano, algumas regiões de Volta Redonda apresentavam 12% de índice de infestação pelo Aedes, um número superior ao recomendado pelo Ministério da Saúde.
  • Com a intensificação das ações da Vigilância Ambiental, a força-tarefa contra a dengue e o uso de fumacês reduziram significativamente o índice.
  • No entanto, o segundo LIRAa ainda indica áreas com índice acima de 1%, o que exige atenção e medidas contínuas de combate ao mosquito.
Publicidade
Publicidadespot_img
Publicidade

Posts relacionados

Publicidade
Publicidade