Publicidade

São João da Barra realiza primeira cirurgia de captação de órgãos

O procedimento, que durou cerca de quatro horas, contou com a participação de dois cirurgiões, um urologista e um do aparelho digestivo.

São João da Barra, no Norte Fluminense, realizou pela primeira vez uma cirurgia de captação de órgãos. A equipe médica realizou o procedimento na última sexta-feira (24) na Santa Casa de Misericórdia, captando o fígado e os dois rins de uma paciente com morte encefálica.

CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE

De acordo com a secretária de saúde, a paciente, uma mulher de 56 anos, deu entrada na unidade hospitalar com um quadro de Acidente Vascular Cerebral (AVC) Isquêmico extenso. Após avaliação médica, os profissionais confirmaram a morte encefálica, o que possibilitou a doação de órgãos.

A equipe que fez o procedimento contou com dois cirurgiões (um urologista e outro do aparelho digestivo) e chegou ao município por volta das 11h, em veículo próprio do Programa Estadual de Transplantes (PET). O PET também enviou um helicóptero a São João da Barra para agilizar o transporte dos órgãos captados para a capital.

A secretária de saúde detalhou que serão pelo menos três transplantes: do fígado, do rim direito e do rim esquerdo. “No caso do fígado, se encontrar compatíveis na fila de espera, a equipe médica pode dividi-lo para mais pessoas”, explica.

Publicidade
Publicidadespot_img
Publicidade

Posts relacionados

Publicidade
Publicidade