Publicidade

Rio ganha programa de formação antirracista para profissionais da educação

O programa busca oferecer novos elementos para a conscientização e o enfrentamento do racismo nas escolas.

A Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro (Seeduc-RJ) publicou hoje, no Diário Oficial, uma resolução que institui o Programa de Formação por uma Educação Antirracista.

CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE

A iniciativa visa capacitar os profissionais da rede estadual de ensino para combater o racismo nas escolas, por meio de ações de conscientização, prevenção e combate.

A secretária de Estado de Educação, Roberta Barreto, ressaltou a importância da educação na transformação social e na construção de uma sociedade mais justa e igualitária. “Ações antirracistas são dever de todos”, afirmou.

Campos dos GoytacazesMacaé

O programa busca oferecer novos elementos para a conscientização e o enfrentamento do racismo nas escolas, eliminando práticas racistas e promovendo a equidade.

CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE

As ações formativas serão definidas com o objetivo de instrumentalizar os servidores para uma atuação consciente sobre o papel da educação na promoção da igualdade.

A iniciativa deseja estimular a criação de propostas pedagógicas que fortaleçam as diferentes identidades que compõem a sociedade.

(Imagem: Seeduc-RJ)

A subsecretária de Planejamento e Ações Estratégicas, Myrian Medeiros, destacou a importância da escola na formação de uma sociedade mais justa e igualitária.

– É fundamental que nós, como educadores, tenhamos a dimensão da importância de nossa função social na escola – disse.

CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE

A resolução também busca reconhecer e valorizar as culturas afro-brasileira e indígena, além de ampliar o conhecimento sobre os dispositivos legais relacionados ao tema.

O objetivo é fomentar a articulação da escola com equipamentos educativos, culturais e esportivos que preservem a história da população afrodescendente e dos povos originários no estado.

– O estabelecimento de uma educação antirracista é fator determinante para ajudar a reduzir a exclusão escolar – concluiu a subsecretária Myrian Medeiros.

Publicidade
Publicidadespot_img
Publicidade

Posts relacionados

Publicidade
Publicidade