Publicidade

Rio de Janeiro e Baixada iniciam vacinação contra a dengue em fevereiro

Crianças e adolescentes de 10 a 14 anos serão o público-alvo da campanha, no Estado do Rio apenas 12 cidades participam da fase inicial da campanha.

O Rio de Janeiro é um dos 500 municípios brasileiros que vão receber a vacina contra a dengue a partir do mês de fevereiro. O público-alvo da campanha são as crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, por serem a faixa etária que concentra o maior número de hospitalizações pela doença depois dos idosos.

CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE

No estado do Rio, serão 12 cidades que participarão da imunização: Belford Roxo, Duque de Caxias, Japeri, Itaguaí, Mesquita, Magé, Nilópolis, Nova Iguaçu, Queimados, Rio de Janeiro, São João de Meriti e Seropédica.

A data do começo da aplicação ainda será informada pela Secretaria Estadual de Saúde. A pasta informou que as cidades foram definidas em conjunto com o Ministério da Saúde e representantes dos municípios.

Entre os critérios para a definição das cidades que receberiam as vacinas, de acordo com a secretaria, estão as cidades com mais de 100 mil habitantes e com alta transmissão da doença do tipo 2.

O esquema vacinal é composto por duas doses com intervalo de três meses entre elas. Ainda não há definição do volume de doses que serão recebidas na primeira remessa.

CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE

Ações de controle

Além da vacinação, o Ministério da Saúde também tem realizado ações de controle da dengue, como a distribuição de larvicidas e o combate aos focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença.

A pasta alerta que o aumento de casos de dengue no país é uma tendência que vem se confirmando nos últimos meses. Em janeiro de 2024, houve um aumento de 77% na procura por testes em laboratórios para a doença.

O impacto coletivo da vacinação contra a dengue começará a ser sentido pela população em torno de dois anos.

Publicidade
Publicidadespot_img
Publicidade

Posts relacionados

Publicidade
Publicidade