Publicidade

Rio de Janeiro avança na transição energética com projeto-piloto de eólica offshore

O governo do Estado do Rio encaminhou para a Alerj o plano que estabelece a Política Estadual de Transição Energética, que pretende ser referência nacional.

O Rio de Janeiro dá um passo importante rumo a um futuro energético mais sustentável com o lançamento da Política Estadual de Transição Energética e a assinatura de um protocolo de intenções com a Petrobras para viabilizar um projeto-piloto de energia eólica offshore.

CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE

As iniciativas foram anunciadas pelo governador Cláudio Castro nesta terça-feira (18/06), durante a abertura do Energy Summit, evento global de energia e sustentabilidade realizado na Cidade das Artes, na Barra da Tijuca.

A Política Estadual de Transição Energética, encaminhada à Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj), visa transformar o estado em referência nacional na área, impulsionando o desenvolvimento econômico e social de forma sustentável.

O plano prevê a descarbonização da matriz energética, o desenvolvimento de indústrias e serviços de baixo carbono e a promoção de uma transição justa e inclusiva, gerando empregos e renda para a população.

A proposta foi construída com a participação de diversos setores da sociedade, incluindo empresas, entidades de classe, organizações da sociedade civil e gestores municipais, por meio de audiências e consultas públicas.

CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE

O objetivo é garantir que a transição energética seja benéfica para todos os setores e camadas sociais, conforme destacou o secretário interino de Energia e Economia do Mar, Felipe Peixoto.

Projeto-piloto

O protocolo de intenções assinado com a Petrobras prevê a realização de estudos conjuntos para viabilizar a implantação de um projeto-piloto de energia eólica offshore no estado.

A iniciativa busca testar e qualificar novas tecnologias, além de incentivar a implantação de parques eólicos offshore em larga escala.

O diretor de Transição Energética da Petrobras, Maurício Tolmasquim, ressaltou a importância do projeto-piloto para a aquisição de conhecimentos e o desenvolvimento de projetos futuros em escala comercial.

CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE

A Petrobras, que possui vasta experiência em projetos marítimos, contribuirá com sua expertise para o sucesso da iniciativa.

Protagonista em energias renováveis

O Rio de Janeiro, maior produtor de petróleo e gás do país, busca diversificar sua matriz energética e se consolidar como protagonista na produção de energias renováveis.

Atualmente, o estado possui 15 projetos de geração de energia eólica offshore em fase de licenciamento no Ibama, além de ser o maior produtor de biometano e o segundo maior de biogás do país.

Com a Política Estadual de Transição Energética e o projeto-piloto de energia eólica offshore, o Rio de Janeiro se posiciona como um líder na busca por um futuro energético mais sustentável e promissor.

As iniciativas demonstram o compromisso do estado em promover o desenvolvimento econômico e social, ao mesmo tempo em que reduz sua dependência de combustíveis fósseis e contribui para a mitigação das mudanças climáticas.

Publicidade
Publicidadespot_img
Publicidade

Posts relacionados

Publicidade
Publicidade