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Quissamã se destaca em estudo por ações de recomposição da aprendizagem

O projeto “Parada Pedagógica” garante educação de qualidade em Quissamã e coloca o município entre os melhores do Brasil.

O município de Quissamã, no Rio de Janeiro, foi selecionado como um dos 20 melhores do Brasil em termos de políticas e estratégias de recomposição da aprendizagem escolar.

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A conquista é resultado de um estudo realizado pela Fundação Carlos Chagas (FCC) a pedido da UNESCO, a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura.

O estudo, que inicialmente identificou 100 municípios em todo o país, buscou mapear iniciativas exemplares de recuperação da aprendizagem perdida durante a pandemia de COVID-19. No estado do Rio de Janeiro, apenas Quissamã e a capital, Rio de Janeiro, foram selecionados para o levantamento.

Projeto “Parada Pedagógica”

O grande diferencial de Quissamã reside no projeto “Parada Pedagógica”, lançado em 2022 pela Secretaria Municipal de Educação (SEMED) e gerido pela Coordenação de Gestão Pedagógica (Cogep).

A iniciativa tem como objetivo principal mitigar as perdas de aprendizagem causadas pela pandemia, beneficiando mais de 3 mil alunos da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA) nas 16 unidades de ensino do município.

Na Educação Infantil, o foco do projeto é o fortalecimento de habilidades essenciais, como o reconhecimento do alfabeto e a consciência fonológica. Essas atividades são integradas à rotina escolar diária, com ênfase nas primeiras horas do dia letivo.

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