Publicidade

Programa estimula produção orgânica com crédito especial no RJ

O foco principal do Cultivar Orgânico está na promoção da agricultura familiar, oferecendo suporte técnico e acompanhamento especializado.

Em comemoração ao Dia Mundial da Segurança dos Alimentos, celebrado nesta sexta-feira (7), a Secretaria de Estado de Agricultura, através do Agrofundo, reforça seu compromisso com o incentivo à produção de alimentos saudáveis e sustentáveis.

CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE

O Programa Cultivar Orgânico oferece aos produtores rurais uma linha de crédito especial com juros de apenas 2% ao ano, impulsionando a conversão para a agricultura orgânica e o desenvolvimento de sistemas de produção mais ecológicos.

Desde 2020, o programa já concedeu cerca de R$ 1.700.000,00 em recursos financeiros, beneficiando centenas de produtores em todo o estado.

O foco principal do Cultivar Orgânico está na promoção da agricultura familiar, oferecendo suporte técnico e acompanhamento especializado para auxiliar os agricultores na transição para o sistema orgânico de produção.

Cultivo Protegido

O programa Cultivar Orgânico também dá ênfase ao cultivo protegido, uma técnica que utiliza estufas para controlar o ambiente de produção, otimizando o uso de recursos hídricos, minimizando o impacto de pragas e doenças, e garantindo maior qualidade e regularidade na oferta de alimentos ao longo do ano.

CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE

Benefícios

A adoção da agricultura orgânica e do cultivo protegido contribui significativamente para a preservação do meio ambiente, através da redução do uso de agrotóxicos e fertilizantes químicos, da otimização do uso da água e da conservação do solo.

Além disso, esses sistemas de produção também geram benefícios socioeconômicos para as comunidades rurais, promovendo a geração de renda, a criação de novos empregos e o fortalecimento da agricultura familiar.

Pioneiros

Teresópolis, Nova Friburgo e Paty do Alferes são alguns dos municípios fluminenses que se destacam na utilização do cultivo protegido.

Em Paty do Alferes, por exemplo, o cultivo de tomate em estufas vem revolucionando os sistemas de produção, abrindo um futuro promissor para a agricultura familiar na região.

CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE

Benefícios do Cultivo Protegido

  • Produção de alimentos de maior qualidade,
  • Gera retorno econômico e ambiental,
  • O isolamento da estufa evita a chegada de pragas e permite a redução significativa do uso de defensivos químicos,
  • Há queda no consumo de água, pois no sistema protegido, é preciso apenas 2 litros de água por planta, para obter um produto de qualidade superior, no cultivo tradicional são gastos 8 litros em média.

Acesso ao Programa

Para mais informações sobre o Programa Cultivar Orgânico e como ter acesso à linha de crédito especial, os produtores rurais podem entrar em contato através do email: [email protected].

Publicidade
Publicidadespot_img
Publicidade

Posts relacionados

Publicidade
Publicidade