Publicidade

Porto do Açu lança 2ª edição de projeto de formação profissional de jovens

Jovens que participam do projeto são aproveitados pelas empresas instaladas no complexo portuário do Porto do Açu.

A Porto do Açu Operações anunciou, nesta quinta-feira (18), a segunda edição de uma iniciativa que tem ajudado a fazer a diferença na vida de jovens no processo formação e aprendizagem profissional.

CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE

O projeto Portodos Jovens tem a finalidade de impulsionar a capacitação do aluno na experiência como jovem aprendiz e estagiário.

A jornada de aprendizagem acompanha o jovem sanjoanense por 4 anos, a partir da finalização do 9º ano do Ensino Médio – uma parceria com o Instituto Federal Fluminense (IFF) e a prefeitura de São João da Barra.

O projeto é dividido em duas etapas, são dois anos de parte teórica junto ao IFF e mais dois anos de prática e mentoria no complexo portuário.

– Nosso compromisso com essa jornada de aprendizagem é atuar como um transformador social, além de possibilitar a entrada destes jovens no complexo porto-indústria e abrir portas para muitos no mercado portuário – comentou Viviane Menini, gerente de Recursos Humanos da Porto do Açu Operações.

CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE

Como foi a 1ª edição

A primeira edição do Portodos Jovens contou com a mobilização de 500 alunos do 9º ano do Ensino Fundamental de 12 escolas de São João da Barra.

O desafio inicial da empresa foi estimular o interesse dos estudantes pelos cursos técnicos oferecidos pelo IFF, para que eles possam participar da jornada completa.

Em cerimônia realizada nesta quinta-feira (18), no Açu, foi celebrada a entrada de 10 jovens selecionados para avançar na jornada de formação. A fase seguinte será o Programa de Estágio.

A estudante Luciana Lopes, que terá sua experiência prática junto ao time da Engenharia, está animada com o início da jornada.

CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE

– É uma oportunidade única, que minha mãe e minha avó não tiveram, por exemplo. Então eu espero poder ser um exemplo para aqueles que vierem depois de mim e aproveitar essa chance extremamente importante para nós jovens, que não conhecemos muito ainda sobre o mercado de trabalho – pontuou.

O diretor do IFF de SJB, Glaucio Pereira, ressalta a importância da iniciativa para o desenvolvimento da juventude local.

– É essencial essa parceria que estamos firmando entre empresa e academia para possibilitar que os jovens sanjoanenses tenham a oportunidade de se inserir no mercado de trabalho e trilhar suas trajetórias profissionais. Tenho certeza de que a jornada será muito bem-sucedida.

Desafios da 2ª edição

Na segunda edição, o programa contará com 60 estudantes do IFF dos cursos de Transporte Aquaviário e Petróleo e Gás para integrar o desafio de gamificação.

Na etapa final, 10 jovens que se destacam entre os 60 participantes do desafio são selecionados para o programa Jovem Aprendiz, com direito a bolsa auxílio e acesso para a trilha desenvolvimento, com mentoria nas instalações do complexo industrial.

Publicidade
Publicidadespot_img
Publicidade

Posts relacionados

Publicidade
Publicidade