Publicidade

Porto do Açu anuncia vencedores de maratona de inovação online

HackAÇU teve mais de mil inscritos de 138 cidades. As 53 soluções propostas estão reunidas num banco aberto.

Um filtro que separa óleo e água, um jardim com plantas aquáticas para recuperar ambientes, uma unidade de beneficiamento para transformar resíduo em insumo agrícola e uma cooperativa que gera energia elétrica renovável a partir de resíduos orgânicos. Estas e outras soluções que têm potencial para impulsionar a economia no território foram destaques na maratona de inovação online HackAÇU.

CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE

A iniciativa do Porto do Açu foi realizada de 22 a 24 de outubro, com o objetivo de fomentar o ecossistema de inovação, gerar integração com a comunidade e criar soluções para potencializar o desenvolvimento socioeconômico e sustentável nas cidades de São João da Barra e Campos dos Goytacazes.

O evento contou com a participação de mais de mil pessoas de 138 cidades e 24 estados brasileiros. Também teve apoio de mais de 30 parceiros, entre instituições de ensino e hubs de inovação, além da operação da Panic Lobster. A conexão entre estudantes, universitários, professores, comunidade e profissionais do mercado fortaleceu a missão da Porto do Açu.

53 soluções em 3 dias

Ao longo de três dias de evento, os participantes tiveram que criar ideias que contribuíssem para seis desafios divididos em três categorias: Meio Ambiente, Pessoas e Comunidade e Negócios Sustentáveis. Ao final da maratona, 53 soluções foram apresentadas.

Todas as soluções criadas estão disponíveis para consulta num banco aberto, para que a comunidade possa se beneficiar. As lives de conteúdo também estão disponíveis ao público no YouTube.

CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE

Para Vinicius Patel, Diretor de Administração Portuária da Porto do Açu Operações, o resultado superou as expectativas, cumprindo com o objetivo principal de desenvolver o ecossistema de inovação local. “Tenho certeza de que todos que participaram se colocaram em uma situação de crítica, análise, avaliação, e isso nos faz refletir também sobre como estamos sendo empreendedores. Empreender não é necessariamente ter uma ideia e criar uma empresa. Mas sim, aplicar esta ideia, ser dono dela, no sentido de se apropriar e fazer com que ela aconteça”.

Vencedores

1º LUGAR – Unidade de Beneficiamento de Lodo

A unidade vai transformar o resíduo gerado nas estações de tratamento de esgoto em insumo para os agricultores.

Integrantes: Gustavo Wyse Abaurre, Elton Luis da Silva Abel, Jorge Makhlouta Alonso, Alan Henrique Marques de Abreu e Leandro Jorge Telles Cardoso.

CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE

2º LUGAR – Caiapé

Um jardim flutuante para ajudar gestões ambientais a restaurar os ambientes aquáticos através da retirada de contaminantes utilizando plantas aquáticas.

 Integrantes: Gabriela Petroceli Mota, Álef da Silva Sousa, Analyse Villanueva Gaete

Glacielen Ribeiro de Souza, Francisnei Pedrosa da Silva e Ingrid de Souza Siqueira

 3º LUGAR – Filtro Compacto Separador água/óleo (S.A.O)

Destinado para embarcações de pequeno porte a resolver o acúmulo de resíduos oleosos a bordo.

Integrantes:  Diego Ferreira Caetano, Marcos Alberto Soares, Hermison de Souza Dutra, José Eduardo Dias Ramos, Jean Carlos Vieira da Cunha e Mauro Bazbuz

Publicidade
Publicidadespot_img
Publicidade

Posts relacionados

Publicidade
Publicidade