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Petrobras anuncia investimentos de R$ 75 bilhões na Bacia de Campos

Anúncio foi feito em Macaé durante visita do presidente da Petrobras Joaquim Silva e Luna às instalações da empresa na cidade.

O presidente da Petrobras esteve semana passana nas instalações do Centro de Operações Integradas (COI) e também o Porto de Imbetiba. Joaquim Silva e Luna comentou que há um plano de renovação em andamento na Bacia de Campos, com investimentos já sendo realizados e previstos para os próximos anos.

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– Até 2025, serão investidos 13 bilhões de dólares (cerca de R$ 75 bilhões) – confirmou o presidente da Petrobras.

Luna ressaltou ainda que no últimos 10 anos a Petrobras investiu 53 bilhões de dólares (R$ 307 bilhões) na Bacia de Campos, neste período entrou em operação mais de 270 poços, além de 10 novos sistemas de produção.

Modernização do Centro de Operações

Com um investimento de aproximadamente R$ 10 milhões, a Petrobras aprimorou, no início deste ano, seu Centro de Operações Integradas, onde é possível acompanhar, em tempo real, processos de produção e escoamento de petróleo e gás na região, situados a dezenas de quilômetros de distância da costa.

 Ao todo, são 190 poços monitorados e, além disso, é possível verificar os estoques e traçar estimativas de produção e de escoamento do óleo, o que evita a parada temporária das plataformas; além de acompanhar as operações e localização dos navios-tanques e embarcações de suprimentos.

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Melhorias no Porto de Imbetiba

Luna acompanha os investimentos da Petrobras no Porto do Imbetiba

No Porto de Imbetiba, Luna disse que a Petrobras este ano, já anunciou investimentos da ordem de R$ 24 milhões para a modernização e atualização da infraestrutura do Porto. 

A injeção de recursos já está em andamento e visa incrementar o atendimento logístico portuário para dar suporte à rotina e aos projetos de ancoragem de plataformas da companhia.

Atualmente, o Porto de Imbetiba dispõe de três píeres e seis berços e realiza em torno de 115 atracações por mês. A expectativa é de que esse número deve chegar a 150 atracações/mês no pós-pandemia.

Desde abril, o Porto está operando com a janela de atracação ampliada. O novo modelo permite que as AHTS 21000 — embarcações de grande porte que atuam como rebocador, manuseio de âncoras e transporte de suprimentos — façam atracações e desatracações sem necessidade de aguardar a maré alta. 

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Com a mudança, reduziu-se o tempo de espera, que, antes, por vezes, era de 12 horas, aguardando uma oportunidade de atracação. E uma embarcação, mesmo parada, mantém custos de afretamento e poderia gerar atrasos nas operações de instalação e manutenção de linhas de ancoragem.

Entre as melhorias previstas estão a sinalização dos canais de acesso e também a dragagem de manutenção e aprofundamento dos canais e da área de manobra das embarcações (bacia de evolução) e píeres. O objetivo é facilitar as manobras de entrada e saída de embarcações, além de aumentar a segurança operacional.

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