Publicidade

Nova Canabrava bate recorde em área irrigada na safra 2022-2023

Com a técnica da fertirrigação, a usina ampliou a área irrigada de 700 para 1.260 hectares de canaviais, ajudando os produtores a enfrentar melhor a seca.

Apesar da forte estiagem que afetou o setor sucroalcooleiro da região este ano, a USINA NOVA CANABRAVA encerrou a safra 2022-2023 com um recorde: a empresa irrigou 1.260 hectares de lavoura – 80% a mais que na safra anterior, quando a irrigação beneficiou 700 hectares.

CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE

Mais da metade dos canaviais irrigados foram de pequenos produtores rurais de Campos e São Francisco de Itabapoana, que conseguiram se proteger contra a seca e aumentar sua produtividade. A expectativa é que a área irrigada aumente ainda mais na safra 2022-2023, o que ajudará a gerar mais empregos e renda na região.

A técnica utilizada pela usina é a fertirrigação. Os 7,5 milhões de litros de vinhaça que sobram diariamente durante o processo de produção de etanol são bombeados até as lavouras por uma rede de tubos. Segundo João Pedro Oliveira Gonçalves, engenheiro agrônomo da Nova Canabrava, a vinhaça fornece macro e micronutrientes ao solo, principalmente o potássio. Isso melhora a fertilidade e aumenta a produtividade dos canaviais, reduzindo os custos de manutenção da lavoura.

Outro resíduo bastante utilizado pela Nova Canabrava nos canaviais é a torta de filtro, um subproduto oriundo do processo de decantação do caldo da cana. Rica em fósforo e matéria orgânica, a torta traz inúmeros benefícios ao solo, como o aumento na quantidade de macro e micronutrientes, a elevação do teor de matéria orgânica, a melhoria da fertilidade e o aumento na retenção de água.

Durante a entressafra, a usina também vem trabalhando na aplicação de herbicidas para o controle das chamadas plantas infestantes, como o capim colonião, o maçambará, o capim camalote, a braquiária e a tiririca, que liberam substâncias tóxicas ao solo e concorrem com a cultura da cana por água, nutrientes e luz solar. Estas e outras técnicas estão garantindo um aumento na produtividade dos canaviais da região – de 55 para cerca de 80 toneladas por hectare.

Publicidade
Publicidadespot_img
Publicidade

Posts relacionados

Publicidade
Publicidade