Publicidade

Maricá realiza reunião para revisão do manual de Calçadas Acessíveis

A iniciativa visa garantir que as calçadas da cidade sejam seguras para todos, incluindo pessoas com deficiência e mobilidade reduzida.

A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Urbanismo e do Serviço de Obras de Maricá (Somar), realizou nesta quarta-feira (17) uma apresentação da revisão do Manual de Calçadas Acessíveis, no campus I da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), no Centro da cidade.

CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE

O evento, que contou com a parceria da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (FIRJAN), reuniu servidores da Somar e da Secretaria de Urbanismo, além de outros profissionais envolvidos na área de acessibilidade, para debater as atualizações do manual, que faz parte do Programa Maricá Acessível.

Rumo a cidades mais inclusivas

A revisão do Manual de Calçadas Acessíveis tem como objetivo principal estabelecer um padrão para a construção e reforma de calçadas em Maricá, com foco na acessibilidade e inclusão de pessoas com deficiência e mobilidade reduzida.

O manual atualizado detalha especificações técnicas para diversos aspectos das calçadas, como largura, rampas, piso tátil, mobiliário urbano e arborização.

Um projeto completo para mobilidade urbana

Além das diretrizes para calçadas, o encontro também abordou o Projeto “Ruas do Futuro”, uma iniciativa da Prefeitura de Maricá que visa a adequação dos modelos de calçadas e ruas, buscando melhorar a estrutura e a acessibilidade da cidade.

CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE

O projeto contempla a construção de jardins de chuva, iluminação pública com energia solar, pontos de ônibus sustentáveis, galerias subterrâneas, pavimentação permeável e fotocatalítica, além da separação entre ciclovia, ciclorrota e ciclofaixa.

Publicidade
Publicidadespot_img
Publicidade

Posts relacionados

Publicidade
Publicidade