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Mais da metade das crianças do 2º ano do Fundamental não sabe ler

Pandemia agravou quadro, mas problema é estrutural. O número é alarmante e demonstra a fragilidade da qualidade da educação no país.

Mais da metade (56%) das crianças do 2º ano do Ensino Fundamental da rede pública não aprenderam a ler e escrever no Brasil, segundo dados do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) de 2021.

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A situação já era preocupante antes da pandemia de Covid-19, quando o país registrava quase 40% de crianças não alfabetizadas no segundo ano do ensino fundamental.

Com a pandemia, o quadro se agravou ainda mais, com a redução dos dias letivos, dificuldade de acesso aos materiais educacionais e a falta de um profissional orientando os alunos de forma próxima.

A oficial de Educação do Unicef, Júlia Ribeiro, afirma que a pandemia teve um grande impacto nesses resultados.

– A alfabetização é uma etapa fundamental da trajetória escolar de crianças e adolescentes e a perda desse momento pode repercutir não só no seu desempenho acadêmico, mas em toda a sua vida – diz.

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O problema da não alfabetização no 2º ano do Fundamental é estrutural e não é exclusividade do Brasil. No entanto, o país está entre os que apresentam os piores resultados no mundo.

Compromisso nacional

Para enfrentar o problema, o Ministério da Educação lançou, em 2023, o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada.

O programa prevê medidas para assegurar que 100% das crianças brasileiras estejam alfabetizadas ao final do segundo ano do Ensino Fundamental, além da recomposição das aprendizagens das crianças do 3º, 4º e 5º ano que foram afetadas pela pandemia.

A oficial de Educação do Unicef avalia que o programa está alinhado às principais estratégias para enfrentar o problema. No entanto, é preciso acompanhamento e monitoramento constante da iniciativa para que ela seja implementada corretamente e alcance os resultados esperados.

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O Ministério da Educação informou que 100% dos estados aderiram ao Compromisso Nacional Criança Alfabetizada e quase a totalidade dos municípios do país. Ainda de acordo com o MEC, mais de R$ 620 milhões de investimentos do programa foram executados no ano passado.

Designação de novos articuladores

Entre os projetos, estão a designação de mais de seis mil articuladores, com potencial de beneficiar mais de 15 milhões de crianças desde a educação infantil, e a instalação de Cantinho de Leitura nas escolas com turma de educação infantil.

A iniciativa também formalizou junto a cinco universidades – uma em cada região do país – parceria de oferta de formação continuada do Programa de Formação Leitura e Escrita na Educação Infantil para a etapa da pré-escola.

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