Publicidade

Macaé intensifica combate ao Aedes aegypti com novo LIRAa de 2024

A ação, que segue até sexta-feira (10), tem como objetivo mapear a presença do mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya.

A Prefeitura de Macaé, por meio da Secretaria de Saúde e da Coordenadoria Especial de Vigilância Ambiental em Saúde (Cevas), dá início nesta segunda-feira (6) ao segundo Levantamento do Índice Rápido de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa) de 2024.

CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE

A ação, que segue até sexta-feira (10), tem como objetivo mapear a presença do mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya em todos os bairros da área urbana e da Região Serrana.

Meta ambiciosa:

Com a meta de vistoriar cinco mil imóveis, a equipe da Cevas dividirá o município em 13 estratos, abrangendo toda a área urbana e rural.

O LIRAa é fundamental para o planejamento estratégico das ações de combate às arboviroses, permitindo direcionar os esforços para as áreas com maior índice de infestação.

Foco na prevenção:

O levantamento do LIRAa revela que 90% dos focos do mosquito Aedes aegypti estão dentro dos imóveis. Por isso, a Cevas reforça a importância da colaboração da população na prevenção.

CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE

Ao receber os agentes de saúde, os moradores devem permitir a vistoria e tomar medidas para eliminar os criadouros do mosquito, como:

  • Remover depósitos móveis;
  • Vedar depósitos fixos de água parada;
  • Manter calhas e caixas d’água limpas;
  • Limpar com frequência ralos e piscinas;
  • Tratar piscinas com cloro;
  • Eliminar lixos e entulhos.
Publicidade
Publicidadespot_img
Publicidade

Posts relacionados

Publicidade
Publicidade