Publicidade

Lagoa de Carapebus, uma joia preservada no litoral da região

Projeto da Secretaria de Turismo prevê construção de píer na lagoa para incentivar passeios turísticos e beneficiar pescadores.

Fica em Carapebus uma das melhores opções de turismo e lazer para as famílias do Norte Fluminense. Com 10 km2 de águas limpas e cenários de beleza deslumbrante, a Lagoa de Carapebus é um conhecido ponto de encontro dos moradores da cidade, principalmente no verão. No entanto, é uma joia de beleza natural ainda pouco conhecida pelos moradores de outras cidades – uma realidade que a Secretaria Municipal de Turismo pretende mudar.

CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE

Integrante do Parque Nacional da Restinga de Jurubatiba, a lagoa se diferencia da maioria das lagunas costeiras por ser transversal ao mar. Em uma ponta, ela se separa do mar por uma estreita faixa de areia. No outro extremo, abraça a área urbana de Carapebus, no bairro do Caxanga.

E é justamente neste percurso que o secretário de Turismo, Jance Regis de Paula, concentra suas atenções. “Estamos buscando a parceria do Governo do Estado para a construção de um píer. Nossa intenção é incentivar o passeio de barco entre o litoral e a área urbana; um trajeto que dura entre 30 e 40 minutos e que chama a atenção pela linda fauna e flora”, explica.

Além de incentivar o turismo, o passeio de barco poderá beneficiar as famílias de pescadores que têm autorização do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) para trabalhar no local. No período do defeso, quando a pesca é proibida, eles poderão utilizar seus barcos para os passeios turísticos. Segundo as normas ambientais, as embarcações não podem ter motor com potência acima de 40 HP.

A Lagoa de Carapebus também é muito utilizada para esportes aquáticos que não impactam o meio ambiente. É comum ver suas águas cortadas por praticantes de kitesurf, windsurf, prancha havaiana e natação.

CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE

Os turistas também podem percorrer as trilhas que cortam o Parque Nacional da Restinga de Jurubatiba, com apoio de guias locais. Os estudantes das escolas municipais estão entre os visitantes mais comuns da região, assim como cientistas e pesquisadores que estudam o ecossistema de restinga e se encantam com o cenário oferecido pela natureza em Carapebus.

Publicidade
Publicidadespot_img
Publicidade

Posts relacionados

Publicidade
Publicidade