Publicidade

Jornada ESG traz ética empresarial no último encontro

Outras iniciativas já estão sendo planejadas para 2024, abordando as práticas ambientais, sociais e de governança

Temas como ética e compliance empresarial foram o foco do quarto e último encontro da Jornada ESG, ocorrido nesta quarta-feira (27) no Centro de Visitantes do Porto do Açu. O evento, que abordou o eixo Governança, reuniu empresários do Norte Fluminense numa busca por incentivar práticas corporativas adequadas como ponto de partida para a implantação de ações sustentáveis nos negócios da região.

CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE

A Jornada ESG é uma parceria do Porto do Açu com a Firjan Norte Fluminense. Outras iniciativas como está já estão sendo planejadas para 2024, abordando as práticas ambientais, sociais e de governança.

– Quando pensamos esta jornada, pensamos justamente em provocar estes temas que são importantes. Durante todo o evento, nós ouvimos sobre identificação de riscos, mitigação de risco, agregar valor à marca e reputação da empresa, independentemente do seu tamanho. Identificamos alternativas que são viáveis. O processo ESG agrega valor à marca e isso precisa, de alguma forma, ser comunicado. Os relatórios de sustentabilidade vêm neste sentido. É o que buscamos também nos nossos fornecedores – destacou Wanderson Sousa, gerente de Relacionamentos com a Comunidade do Porto do Açu.

Segundo Wanderson, a iniciativa do evento realizado em parceria com a Firjan veio no sentido de ampliar o processo de participação das empresas locais no fornecimento de serviços para o Porto do Açu. “Pensamos em discutir temas específicos através de um café, fazer rodada de negócios, viabilizar um canal de comunicação para receber sugestões de novos eventos”.

A gerente de Fornecimento do Porto do Açu, Renata Colares, informou que sua equipe está trabalhando numa ação de diagnóstico, que é de reconhecer vocações locais e conhecer necessidades em termo de workshops, treinamentos e qualificações para preparar parceiros para o crescimento do tema, que é inevitável.

CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE

– É importante que nossa cadeia de suprimentos veja temas ESG não como burocracia, mas como facilitadores na competitividade. Nós estamos cada vez mais valorizando esse tipo de prática – destacou Renata.

O tema Governança também foi pontuado como fundamental dentro da prática ESG pelo vice-presidente Firjan Norte Fluminense, Thieres Rodrigues. “Cada um dos eixos é importante, mas tudo vai depender do G, da Governança, daquele que está à frente. Quando o gestor não quer, nada acontece. Agradecemos à parceria e estamos abertos a novos eventos para continuarmos com essa chama acessa do que estamos conversando”.

Encontros da Jornada ESG

A coordenadora Firjan Norte Fluminense, Patrícia Daldegan, também comemorou o sucesso da jornada diante de uma pergunta do público presente em relação à continuidade do evento. “Se vocês estão pedindo mais, significa que o evento deu certo”.

Segundo Patrícia, os encontros surgiram a partir de uma provocação do Porto do Açu sobre a necessidade de tratar do tema ESG, do inglês Enviromental, Social and Governance (Ambiental, Social e Governança) na região. Durante a jornada, aconteceram quatro encontros com empresários e especialistas no tema para falar sobre os assuntos. Dois destes encontros aconteceram no auditório da Firjan, em Campos, e dois no Porto do Açu, em São João da Barra.

CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE

Confira links abaixo

Sobre o encontro desta quarta-feira (27), a primeira palestra foi sobre “Compliance e Governança: promovendo a sustentabilidade empresarial”, ministrada por Ana Carla Torres, coordenadora de Compliance da Firjan. A segunda palestra foi com Rodrigo Guedes, coordenador de Compliance da Prumo Logística, com o tema “A Importância do Compliance”.

Publicidade
Publicidadespot_img
Publicidade

Posts relacionados

Publicidade
Publicidade