Publicidade

Janeiro Branco chama atenção para cuidados com a saúde mental

Além de transtornos como ansiedade, depressão e pânico, outras doenças mentais também podem levar à incapacidade para o trabalho.

O Janeiro Branco é uma campanha de conscientização sobre a importância dos cuidados com a saúde mental. O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) ressalta que, além de transtornos como ansiedade, depressão e pânico, outras doenças mentais também podem levar à incapacidade para o trabalho.

CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE

Entre as doenças que podem causar incapacidade permanente para o trabalho, estão transtornos de humor, esquizofrenia e transtorno bipolar. Para solicitar o benefício por incapacidade permanente (antiga aposentadoria por invalidez) ao INSS, é preciso agendar a perícia médica no aplicativo, no site ou pelo telefone 135.

Para solicitar o benefício por incapacidade temporária (antigo auxílio-doença), também é preciso agendar a perícia médica. No dia do atendimento, é necessário apresentar documentos médicos (atestados, relatórios, exames) e documentos pessoais.

Cuidados com a saúde mental

O INSS destaca que um dos primeiros passos para cuidar da saúde mental é ter cautela com as expectativas. É importante estabelecer metas tangíveis, com prazos mais curtos, ou metas divididas em etapas.

“Criar metas que impliquem mudanças de vida, rotina ou hábitos, sem o devido planejamento ou sem considerar as possibilidades reais e os recursos necessários, pode torná-las inatingíveis, gerando frustração e, consequentemente sofrimento emocional”, alerta o instituto.

CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE

O INSS também recomenda manter consciência sobre os sentimentos. “Identificar as emoções é fundamental para fazer mudanças em direção ao bem-estar, já que elas têm a função de comunicar sobre os gostos e necessidades individuais”.

“Dê atenção ao momento presente. Pensar constantemente em coisas que já aconteceram ou poderão acontecer é grande desencadeador de angústia. Portanto, é importante focar nas ações possíveis, naquilo que está no controle e aproveitar as experiências atuais”, complementa o instituto..

Publicidade
Publicidadespot_img
Publicidade

Posts relacionados

Publicidade
Publicidade