Publicidade

Ipea lança plataforma para monitorar indicadores sociais

O instrumento apresenta um total de 121 indicadores de três áreas: saúde, assistência social e Previdência Social.

O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) lançou nesta quinta-feira (23) o Beneficiômetro da Seguridade Social. A ferramenta tem como objetivo compreender as políticas sociais no Brasil, quantificar os impactos delas e, consequentemente, analisar os avanços sociais no país.

CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE

O instrumento apresenta um total de 121 indicadores de três áreas: saúde, assistência social e Previdência Social. Os conteúdos estão consolidados em um portal, com textos auxiliares que ajudam a analisar e explicar os dados e indicadores.

Os indicadores incluem benefícios monetários e não monetários e abrangem áreas como saúde sexual e reprodutiva, saúde materna e infantil, cobertura vacinal, previdenciária e serviços socioassistenciais.

A ferramenta é dividida em três eixos temáticos:
  • Saúde: reúne indicadores sobre a oferta e o acesso a serviços de saúde, como cobertura vacinal, atendimento pré-natal e prevenção de doenças crônicas.
  • Assistência social: apresenta dados sobre a proteção social, como programas de transferência de renda, benefícios assistenciais e serviços de assistência social.
  • Previdência Social: disponibiliza informações sobre a cobertura previdenciária, os benefícios previdenciários e a saúde financeira do sistema.

O Beneficiômetro da Seguridade Social é uma ferramenta importante para a compreensão das políticas sociais brasileiras. Ele fornece informações atualizadas e abrangentes sobre os avanços alcançados pelo país, permitindo que gestores públicos, pesquisadores e cidadãos possam acompanhar o desempenho das políticas sociais e identificar áreas que precisam de melhorias.

Publicidade
Publicidadespot_img
Publicidade

Posts relacionados

Publicidade
Publicidade