Publicidade

Horta comunitária ajuda a combater a desnutrição em Campos

A iniciativa envolve voluntários e faz parte de um programa desenvolvido pela Petrobras em parceria com o PNUD.

Com o índice de desnutrição aumentando em Campos, uma iniciativa está fazendo a diferença para os moradores do Farol de São Tomé. É o projeto “Mutirões agroecológicos para o exercício pedagógico do Bem Viver na Baixada Campista”, que está garantindo o plantio de hortaliças em hortas comunitárias, em sistema de mutirão.

CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE

O trabalho começou com um grupo de voluntários que já atuavam com hortas. No começo de 2021, eles foram convidados a integrar o projeto “Territorialização e Aceleração dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS)”, promovido pela Petrobras em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).

O projeto teve como objetivo promover a formação e assessoria técnica para pessoas nas comunidades onde a Petrobras atua, incluindo as que atuam na gestão de políticas públicas, com foco no fortalecimento de iniciativas embasadas em dados técnicos e alinhadas aos ODS. Permitiu, ainda, a identificação das necessidades de cada região e o envolvimento das comunidades em temas fundamentais para o planejamento das gestões municipais.
No Farol, 50 famílias estão sendo beneficiadas com o plantio. No cronograma, está prevista a colheita de alface, couve, cebolinha, tomate, coentro, hortelã, boldo e salsa neste mês de outubro. Em novembro e dezembro, além desses alimentos, serão colhidos pimentão e abóbora. Mais adiante, serão colhidos brócolis, agrião, urucum, abacate, banana, laranja, limão, mamão e maracujá. A proposta inicial do projeto é atender a 12 comunidades da Baixada (um mutirão por mês).

Concluído no final de julho, o Territorialização dos ODS teve como resultado 119 projetos propostos em 28 municípios de 14 estados brasileiros. Ao longo de dois anos, contou com 28 grupos de trabalho e mais de 25 mil participantes em quase 250 horas de treinamento. Foram realizados 73 webinars e apresentados estudos elaborados especialmente para cada um desses municípios: o Diagnóstico Situacional de Indicadores Municipais ODS e a Avaliação Rápida Integrada do Plano Plurianual (2018-2021).

O relatório elaborado em Campos aponta um aumento no índice de magreza acentuada na infância – um sinal evidente de desnutrição. Esse índice, que vinha diminuindo nos últimos dez anos (de 2,6% para 1,64% em 2018), voltou a aumentar, chegando a 2,49% em 2019.

Publicidade
Publicidadespot_img
Publicidade

Posts relacionados

Publicidade
Publicidade