Publicidade

Hemorio precisa de doações urgentes para manter estoque de sangue

A queda nas doações de sangue é um problema recorrente nesta época do ano, por conta das festas de fim de ano e das férias de verão.

O Hemorio, principal hemocentro do estado do Rio de Janeiro, está com seu banco de sangue em estado crítico. As coletas de sangue no período do Natal deste ano foram 5% menores do que no ano passado.

CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE

Até as 12h desta quarta-feira (27), a unidade de saúde havia coletado apenas 70 bolsas de sangue. Para manter o estoque em dia, o Hemorio precisaria coletar 250 bolsas por dia.

A queda nas doações de sangue é um problema recorrente nesta época do ano, por conta das festas de fim de ano e das férias de verão. Com a redução das doações, o risco de faltar bolsas de sangue para atender a demanda dos hospitais públicos, emergências, maternidades e até mesmo unidades privadas aumenta.

Quem pode doar sangue

Para doar sangue, é preciso ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 50 kg, estar bem de saúde e portar um documento de identidade oficial com foto. Jovens com 16 e 17 anos só podem doar sangue com autorização dos pais ou responsáveis legais e um documento de identidade original desse responsável.

Não é necessário estar em jejum, apenas evitar apenas alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a doação e não ingerir bebidas alcoólicas 12 horas antes.

Publicidade
Publicidadespot_img
Publicidade

Posts relacionados

Publicidade
Publicidade