Publicidade

Estado tem alertas de deslizamento; chuvas provocam 11 mortes

CEMADEN emite alerta de risco alto de deslizamentos para 18 municípios do Rio de Janeiro. Chuva forte provoca mortes e transtornos no Rio de Janeiro e região metropolitana.

O Centro Estadual de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (CEMADEN – RJ) emitiu, nesta segunda-feira (15), um alerta de risco alto de deslizamentos para 18 municípios do estado do Rio de Janeiro. 

CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE

O alerta abrange as cidades de Duque de Caxias, Mesquita, Nilópolis, São João de Meriti, Rio de Janeiro, Niterói, Queimados, Seropédica, Magé, Maricá, Belford Roxo, Paraty, Angra dos Reis, São Gonçalo, Nova Iguaçu, Paracambi, Japeri e Teresópolis. 

Conforme informado pela equipe de meteorologia do CEMADEN-RJ, há previsão de pancada isolada de chuva a ocasionalmente forte nos próximos dias. Os altos acumulados pluviométricos registrados nesses últimos dias, aumentam o risco geológico. 

Recomenda-se atenção especial as áreas de risco geológico. O CEMADEN-RJ permanece monitorando a situação. 

Chuva forte provoca mortes 

Onze pessoas morreram e uma está desaparecida após forte chuva que atingiu o Rio de Janeiro e região metropolitana na noite deste sábado (13). 

CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE

A chuva forte provocou diversos transtornos na capital fluminense e em cidades da região metropolitana, principalmente na zona norte. 

Na cidade do Rio, a Defesa Civil Municipal acionou 29 sirenes em 16 comunidades. Os moradores foram orientados a deixar suas casas. 

Foram registradas seis quedas de árvores e 25 bolsões d’água. A Rio Ônibus informou que, devido às fortes chuvas, a operação de linhas de ônibus está irregular em diversos pontos da cidade por conta de alagamentos e bolsões d’água. 

Em Niterói, na região metropolitana, a chuva chegou a 120,2 milímetros no período de uma hora, o que representa mais de 80% do volume esperado para todo o mês de janeiro. 

CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE

As áreas mais afetadas pelas chuvas são a Região Metropolitana do Rio de Janeiro, o norte, centro e noroeste fluminenses e as Baixadas, assim como o sul do Espírito Santo e a Zona da Mata, em Minas Gerais. 

Boa parte das mortes ocorreu na Baixada

  • 1 mulher – Rua Maturá, em Acari (vítima de afogamento) 
  • 1 homem – Rua Moraes Pinheiro, em Ricardo de Albuquerque (vítima de soterramento) 
  • 1 mulher – Rua General Rondon, em Nova Iguaçu (vítima de afogamento) 
  • 1 homem – Rua Neuza, em São João de Meriti (vítima de uma descarga elétrica) 
  • 1 homem – Rua Pinto Duarte, em São João de Meriti (vítima de afogamento) 
  • 1 homem – Passarela da Bernardino de Melo, em Comendador Soares (vítima de afogamento) 
  • 1 homem – Rua Parecis, em Belford Roxo (causa da morte ainda não informada) 
  • 1 homem – Rua Marques de Paranaguá, em Duque de Caxias (vítima de uma decarga elétrica) 
  • 1 homem – Rua Patricia Cristina, em Nova Iguaçu (vítima não teve a causa da morte divulgada) 
  • 1 mulher – Estr. de Botafogo (vítima de deslizamento) 
  • 1 homem – Rua Dona Alice Viterbo, Duque de Caxias (vítima de descarga elétrica) 

Alerta

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de “grande perigo” referente à quantidade de chuvas em três estados. O alerta vale para trechos do Rio de Janeiro, Espírito Santo e Minas Gerais. 

O Inmet orienta que os moradores dessas áreas desliguem os aparelhos elétricos e quadro geral de energia, observem alterações nas encostas e permaneçam em local abrigado. 

Ainda segundo o Inmet, nesta segunda-feira (15) e na terça (16), haverá redução de nebulosidade sobre a cidade e não há previsão de chuva. As temperaturas apresentarão elevação e os ventos estarão fracos a moderados. 

Publicidade
Publicidadespot_img
Publicidade

Posts relacionados

Publicidade
Publicidade