Publicidade

Estado executa ações para atender municípios atingidos pela chuva

Equipes do Governo do Estado orientam moradores de Carapebus e fazem o cadastro para o Aluguel Social e Cartão Recomeçar.

O Governo do Estado realiza uma força-tarefa com diversas secretarias para atender os municípios mais afetados pelas chuvas da última quarta-feira, dia 30, no Norte Fluminense. As prefeituras de Carapebus e Conceição de Macabu declararam situação de emergência. 

CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE

” Estamos dando toda a estrutura do Governo, nossos secretários estiveram nas cidades para ver de perto a situação e definir o plano de emergência. Estamos com maquinários, bombeiros e profissionais de diversas secretarias, desde quinta-feira, intensificando os trabalhos para que a situação seja normalizada o mais rápido possível “. explicou o governador Cláudio Castro.

As secretarias de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos e a de Governo estão na região prestando assistência aos moradores desabrigados e desalojados. Foram liberados recursos emergenciais para compra de insumos. Além disso, a pasta segue levando orientação técnica para o cadastramento e a concessão do benefício do Aluguel Social, como também das famílias elegíveis para receber o Cartão Recomeçar.

O secretário de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Júlio Saraiva, que chegou quinta-feira na região, explicou os procedimentos adotados.

” Estamos, neste momento, realizando o cadastro da população que foi afetada para receber o Aluguel Social e o Cartão Recomeçar. Estamos também garantindo isenção de taxas para documentação básica entre outros serviços de modo a mitigar os estragos causados pela chuva “, disse.

CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE

A Fundação para Infância e Adolescência (FIA) colocou um caminhão à disposição para agilizar as entregas das doações. Até o momento foram doados mais de 600 colchões para as cidades de Carapebus e Conceição de Macabu, além de água potável.

A Fundação Leão XVIII também participa do mutirão dando suporte aos moradores com a emissão de segunda via de documentos, como carteiras de identidade, certidão de nascimento, casamento e óbito.

Além disso, o Detran.RJ abre a partir de hoje um posto de atendimento provisório em Carapebus para auxiliar a população do município na emissão de primeira e segunda vias da carteira de identidade para aqueles que perderam seus documentos devido à chuva. O local funciona das 10 às 17h, no espaço Estação Cultural, e não há necessidade de agendamento.

Rio Solidário arrecada alimentos

Já o Rio Solidário, com apoio de parceiros e da sociedade civil, está atuando como um ponto de entrega de alimentos não perecíveis, itens de higiene e limpeza e água mineral.

CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE

A equipe de doação destinou mais de 1.500 itens para a Secretaria Municipal de Assistência Social de Carapebus – como alimentos, leite em pó, água mineral, mantas, absorventes, peças de vestuário feminino e sandálias – e seguirá entregando as doações que estão sendo arrecadadas. É possível apoiar ainda pelo link https://riosolidario.org/doe/.

Ajuda humanitária

A Secretaria de Estado de Defesa Civil entregou, neste sábado (3/12), mais de 1.300 itens de ajuda humanitária em apoio aos municípios de Carapebus e Conceição de Macabu, no Norte Fluminense. O material inclui colchões, travesseiros, cobertores, lençóis e fronhas.

Limpeza

A Secretaria de Infraestrutura e Obras está realizando a limpeza das cidades de Carapebus e Conceição de Macabu. Foram enviados maquinários, como retroescavadeira e caminhões-pipa, para os locais afetados. Engenheiros, encarregados e técnicos de segurança estão avaliando a necessidade de outras intervenções emergenciais.

Monitoramento

O Centro Estadual de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden-RJ) acompanha as condições meteorológicas e os níveis pluviométricos do território fluminense, enviando alertas para as regiões, em caso de risco de desastres.

Publicidade
Publicidadespot_img
Publicidade

Posts relacionados

Publicidade
Publicidade