Publicidade

Estado do Rio antecipa última etapa de vacinação contra Febre Aftosa

A meta é ultrapassar os 90% de cobertura vacinal estabelecida pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA).

A Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento do Rio de Janeiro antecipou a última etapa da campanha de vacinação contra a Febre Aftosa no estado. A campanha, que originalmente aconteceria em maio, foi transferida para abril de 2024.

CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE

Nesta fase final, serão imunizados bovinos e bubalinos de todas as idades. A meta é ultrapassar os 90% de cobertura vacinal estabelecida pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA).

A ação faz parte do plano estratégico para que o Rio de Janeiro seja reconhecido como área livre da Febre Aftosa sem vacinação.

Após a campanha realizada em novembro de 2023, o Rio de Janeiro e outros seis estados (Amapá, Bahia, Maranhão, Pará, Roraima e Sergipe) suspenderão a vacinação contra a doença a partir de abril. Essa medida visa evitar restrições no trânsito de animais e produtos entre os estados do Bloco IV do Plano Nacional de Vigilância para a Febre Aftosa (PE-PNEFA).

Vacinação obrigatória:

A vacinação contra a Febre Aftosa é obrigatória. O produtor que não vacinar seu rebanho e não declarar a vacinação pode receber multa e ter sua propriedade interditada. A declaração de vacinação deve ser entregue ou enviada em até cinco dias após a imunização ao Núcleo ou Posto Municipal de Defesa Agropecuária.

CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE

Os contatos de e-mail dos Núcleos de Defesa Agropecuária e o formulário de declaração de vacinação podem ser acessados por meio deste link: https://www.agricultura.rj.gov.br/node/54.

Publicidade
Publicidadespot_img
Publicidade

Posts relacionados

Publicidade
Publicidade