Publicidade

Eneva em negociações avançadas para comprar o projeto do Tepor

Terminal Portuário de Macaé está alinhado à estratégia da Eneva de desenvolver um hub de gás na costa brasileira.

A Eneva, empresa de energia que atua nas áreas de geração, exploração e produção de petróleo e gás natural e comercialização de energia elétrica, está em negociações avançadas para comprar o projeto do Terminal Portuário de Macaé (Tepor), que demandará investimentos na ordem de R$ 1 bilhão.

CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE

As informações são do Brazil Journal. Segundo o site de notícias, a proposta está alinhada à estratégia do CEO da Eneva, Pedro Zinner, de desenvolver um hub de gás, composto por termelétricas e um terminal de regaseificação.

A localização de Macaé é estratégica para a empresa. Hoje todo o negócio da Eneva é o chamado ‘gas to wire’, que consiste em usar o gás extraído no Maranhão e no Amazonas para alimentar térmicas na chamada “boca de poço”, e em seguida escoar a energia produzida para todo o sistema interligado nacional. Mas, para utilizar o gás importado ou o gás natural, a companhia desenvolveu a estratégia de criar uma logística de recebimento do gás no litoral e construir térmicas próximas.

Por sua localização estratégica, Macaé tem acesso tanto ao gás natural do pré-sal (mais competitivo) quanto ao importado.

Tepor

O Terminal Portuário de Macaé foi planejado para suprir a demanda da indústria de apoio às atividades de óleo e gás, além de apresentar soluções para transportes de cargas de outros setores. Sua área onshore ocupará um total de até 6.000.000 m2, com pátios para estocagem e armazéns alfandegados.

CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE

Estão incluídos em sua retroárea um Terminal de Armazenamento de Petróleo, com capacidade de armazenamento de 4,5 milhões de barris; um Terminal de Armazenamento de Combustíveis, com capacidade de armazenamento de 420.000 m3; e uma Planta de Processamento de Gás Natural (UPGN), com capacidade de processamento de 60 milhões m3/dia.

O Tepor contará com dois terminais offshore.

Publicidade
alerj_retrospectiva_banner_250x250
Publicidadespot_img
Publicidade

Posts relacionados

Publicidade
Publicidade