Publicidade

Dia Nacional do Teste do Pezinho reforça a importância da prevenção

Em Macaé, o Programa de Triagem realiza cerca de 220 coletas por mês, garantindo a prevenção e o diagnóstico precoce de 54 doenças.

Nesta quinta-feira (6), é celebrado o Dia Nacional do Teste do Pezinho, uma data crucial para conscientizar a população sobre a importância desse exame simples e vital para a saúde dos bebês.

CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE

Em Macaé, o Programa de Triagem Neonatal Primeiros Passos realiza cerca de 220 coletas por mês, garantindo a prevenção e o diagnóstico precoce de 54 doenças.

O teste do pezinho é gratuito e oferecido pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Coletado de gotinhas de sangue do calcanhar do bebê, o exame é simples, rápido e indolor, podendo detectar doenças como hipotireoidismo congênito, fenilcetonúria e anemia falciforme.

O diagnóstico precoce é fundamental para garantir o tratamento adequado e evitar sequelas graves. Quanto mais cedo a doença for identificada, melhores serão as chances de cura.

Em Macaé, o teste do pezinho é realizado na própria maternidade ou hospital onde o bebê nasceu, a partir de 48 horas de vida e até antes de completar um mês.

CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE

No caso de alta hospitalar sem a realização do exame, os pais ou responsáveis devem levar a criança à Casa da Criança, que realiza o teste de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h (segundas e quartas) ou das 8h às 13h (terças, quintas e sextas).

Publicidade
Publicidadespot_img
Publicidade

Posts relacionados

Publicidade
Publicidade