Publicidade

Detran-RJ usa IA para combater clonagem de veículos em Niterói

O Detran.RJ utiliza inteligência artificial (IA) para verificar dados do veículo e do proprietário, dificultando fraudes e protegendo os cidadãos.

Na luta contra a clonagem de veículos e a falsificação de documentos, o Detran.RJ lançou um projeto-piloto que utiliza inteligência artificial para aumentar a segurança no processo de emplacamento.

CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE

A iniciativa, que teve seus testes iniciais realizados no posto de vistoria de Niterói, visa implementar a tecnologia em todas as unidades do órgão no estado.

Tecnologia de ponta para um serviço mais seguro

O novo sistema, que já está em operação em Niterói, verifica diversos dados do veículo e do proprietário, como numeração do chassi, marca, modelo, cor, placa e biometria facial.

O sistema cruza as informações em tempo real com bancos de dados do Detran e das montadoras, e, em caso de inconsistência, barra o emplacamento.

O governador Cláudio Castro destaca a importância da iniciativa para a segurança pública: “Essa tecnologia será uma aliada importante nas ações de Segurança Pública, principalmente no que diz respeito ao combate de furto e roubo de carros. Além disso, protege os cidadãos que, muitas vezes, são vítimas de fraudes ao comprarem veículos clonados.”

CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE

Funcionamento rápido e eficiente

Um smartphone conectado à internet realiza a verificação de forma rápida e sem intervenção humana, minimizando o risco de fraudes. Ele fotografa o QR Code da placa, os dados do chassi e as características do veículo, enviando-os para conferência imediata.

O sistema identifica e fotografa o dono do veículo, ou seu representante, com seus dados armazenados na nuvem para consulta posterior. O novo documento do veículo só é liberado após a verificação completa.

Publicidade
Publicidadespot_img
Publicidade

Posts relacionados

Publicidade
Publicidade