Publicidade

Dengue em Petrópolis: 2.944 casos confirmados e 5 óbitos em 2024

Até 15 de abril, foram confirmados 2.944 casos e 5 óbitos pela doença. Os locais com maior incidência são Corrêas, Nogueira e Itaipava.

Durante a reunião do Comitê Intersetorial de Enfrentamento às Arboviroses, realizada na última quinta-feira (18), técnicos do Fórum Itaboraí: Política, Ciência e Cultura na Saúde, programa da presidência da Fiocruz em Petrópolis, apresentaram um mapeamento detalhado da dengue no município.

CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE

O estudo, que analisa dados de 2023 e do primeiro trimestre de 2024, revela um cenário preocupante: até o dia 15 de abril, registros confirmam 2.944 casos de dengue em Petrópolis, com cinco óbitos pela doença.

Mapa de calor revela áreas mais afetadas

O estudo da Fiocruz, baseado em dados da Vigilância Epidemiológica e Vigilância Ambiental da Secretaria de Saúde de Petrópolis, utilizou a técnica de georreferenciamento para criar um “mapa de calor” que indica as áreas com maior incidência da dengue no município.

Segundo o mapeamento, os locais que concentram o maior número de casos são os distritos de Corrêas, Nogueira e Itaipava.

Comitê busca soluções conjuntas

O Comitê Intersetorial de Enfrentamento às Arboviroses, criado em novembro de 2023 pelo prefeito Rubens Bomtempo, tem como objetivo analisar dados, promover ações de mobilização social e coordenar ações conjuntas entre as secretarias municipais para prevenir e controlar a dengue.

CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE

O comitê se reúne semanalmente para discutir estratégias e buscar soluções para mitigar o impacto da doença na cidade.

Números preocupantes e ações em curso

Além dos cinco óbitos já confirmados, outros quatro casos de morte por dengue estão em investigação.

Para combater a proliferação do mosquito Aedes aegypti e reduzir o número de casos de dengue, a Prefeitura de Petrópolis reforça a importância da participação da população na eliminação de criadouros.

A campanha de conscientização “10 minutos semanais” orienta os moradores sobre medidas simples que podem fazer a diferença:

  • Mantenha caixas d’água, galões, poços e outros depósitos de água bem fechados.
  • Mantenha as calhas limpas, as garrafas vazias e baldes virados de cabeça para baixo.
  • Mantenha as bandejas do ar condicionado e da geladeira limpas e sem água.
  • Trate as piscinas com frequência.
  • Seque as plantas que acumulam água, como as bromélias.
  • Coloque areia nos pratinhos das plantas.
  • Elimine as poças de água.
Publicidade
Publicidadespot_img
Publicidade

Posts relacionados

Publicidade
Publicidade