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Dado alarmante: um caminhão tem carga roubada a cada 2h30 no RJ

O prejuízo direto é na ordem de R$ 283 milhões; cerca de 97% dos casos registrados no RJ foram na Região Metropolitana.

A média de ocorrências de roubo de caminhões de carga, em 2023, foi dia de nove roubos por dia, principalmente na Região Metropolitana do Rio. O dado é preocupante erevela que um caminhão é roubado a cada 2h30.

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O número total é grande, de 3.225 caso. Contudo, segundo a Firjan, no ano passado houve uma redução de 24% neste tipo de crime no estado, em relação a 2022.

O relatório com os dados foi produzido pela Nota Técnica “Panorama do roubo de carga no estado do Rio de Janeiro – 2024” (aqui).

O levantamento é feito com base nos dados obtidos no Instituto de Segurança Pública (ISP) e, considerando o valor médio das cargas roubadas, o prejuízo direto é na ordem de R$ 283 milhões.

Há também os custos indiretos como a contratação de segurança privada e seguros, que, em muitos casos, superam a perda direta.

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A integração entre as forças de segurança federais e estadual, segundo a Firjan, foi fundamental no enfrentamento de todo elo criminoso que sustenta o roubo de cargas.

– A atuação das forças de segurança em regiões de concentração das ocorrências, assim como investimento em inteligência e ações direcionadas ao combate ao mercado ilegal, são medidas que visam garantir segurança para a população e promover melhorias na logística do estado, estimulando o desenvolvimento econômico fluminense – afirma o 2º vice-presidente da Firjan, Carlos Erane de Aguiar.

Concentração das ocorrências

Na análise, a Firjan cita também que em 2023 o roubo de carga no estado do Rio teve uma ocorrência altamente concentrada. No ano passado, cerca de 97% dos casos registrados foram na Região Metropolitana.

Além disso, mais da metade dos casos ocorreu em oito das 137 Circunscrições Integradas de Segurança Pública (CISP) fluminenses.

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As oito CISP mais afetadas são:

  • Duque de Caxias (356 ocorrências),
  • Campos Elyseos (355),
  • São João de Meriti (234),
  • Bonsucesso (213),
  • Belford Roxo (165),
  • Brás de Pina (133),
  • Bangu (123)
  • Penha (110).

Essas regiões são atravessadas pelas principais rodovias do Rio de Janeiro: BR-040 (Washington Luís), BR-101 (Niterói, São Gonçalo, Itaborái e Avenida Brasil), BR-116 (Presidente Dutra) e BR-493 (Arco Metropolitano). 

Apesar da redução geral no estado, as CISPs próximas ao Arco Metropolitano registraram um aumento de 4% nos roubos de carga em 2023. 

Redução de casos

A região do entorno do Porto do Rio de Janeiro registrou uma redução relevante, com uma diminuição de mais de 31% dos casos no ano passado em relação a 2022.

A federação ressalta que o Porto do Rio é um importante polo logístico para o transporte de carga, sendo responsável pela movimentação de mais de R$ 94 bilhões em cargas em 2023.

Também foram destaques positivos as CISP de Campo Grande, Pavuna e Realengo com reduções, respectivamente, de 36%, 20% e 10%.

Já no Leste Fluminense, quatro CIPS de São Gonçalo – e área de influência da BR-101 – também apresentaram quedas nos índices. As quatro regiões registraram 103 ocorrências, uma redução de 38% em relação ao ano anterior.

Grupo de Trabalho

Desde fevereiro de 2023, a Firjan Caxias e Região atua com o Grupo de Trabalho voltado para debater iniciativas que contribuam para coibir o roubo de cargas no estado do Rio.

A iniciativa, que segue ativa em 2024, visa aproximar entidades relacionadas para que pensem em alternativas para fortalecer o enfrentamento a esse tipo de delito.

Ao longo do ano passado, o Grupo de Trabalho contou com a participação de representantes das polícias Militar, Civil e Rodoviária Federal, além de empresários associados à federação e entidades como a ANTT, Detran-RJ, Sindicato das Empresas de Transporte Rodoviário de Cargas e Logística do Rio de Janeiro (Sindicarga), Consórcio Intermunicipal de Segurança Pública da Baixada Fluminense (CISPBAF), Ministério Público do estado do Rio e Secretaria de Segurança de Duque de Caxias.

  • Com Firjan
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