Publicidade

Cresce número de visitações no Parque Natural Municipal Atalaia

Em 2022 foi feita a reabertura gradual do Parque passando a atender três dias semanais. De abril a julho, foram registradas 2.515 visitas.

Uma das reservas ambientais mais importantes de Mata Atlântica no estado do Rio de Janeiro, o Parque Natural Municipal Atalaia é cortado por trilhas que levam a recantos paradisíacos abertos à apreciação. A reserva recebe pesquisadores, estudantes, grupos de meditação, pessoas que valorizam e buscam contato com a natureza. O parque esteve fechado por dois anos. Com a reabertura, no mês de março deste ano, o aumento do número de visitantes vem surpreendendo cada vez mais.

CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE

Em 2019, antes da pandemia, o Parque Atalaia tinha visitação pública em cinco dias da semana. Em 2022 foi feita a reabertura gradual passando a atender três dias semanais. De abril a julho, foram registradas 2.515 visitas. “Ao compararmos os dados no mesmo período desses dois anos, levando em consideração os dias de funcionamento, conclui-se que o fluxo de visitação triplicou”, explica Alexandre Bezerra, biólogo e chefe do parque. A unidade de conservação fica a 27 quilômetros do Centro de Macaé.

Quem visita o Atalaia tem a oportunidade de conhecer um pouco mais da história do município e da riquíssima biodiversidade que ele abriga. E por ter sido no passado um dos primeiros mananciais utilizados no abastecimento de água da cidade, acumula também um importante valor histórico. Os seus 235 hectares de mata abrigam grande diversidade de árvores, arbustos e epífitas. Da rica fauna, vivem na região diversas espécies de peixes, e uma variedade de aves e mamíferos de pequeno, médio e grande porte.

O roteiro turístico é composto por cinco trilhas. A mais nova foi batizada como Caminho da Estrela, conectando duas unidades de conservação, unindo o Atalaia ao Pico do Frade. O Caminho da Estrela é uma iniciativa da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade e Proteção Animal. A trilha totaliza em torno de 50 km de extensão mata adentro. A próxima visitação ecoturística ao Parque Natural Atalaia está prevista para o dia 3 de setembro. Será uma caminhada nível hard de 20 km ida e volta até as cachoeiras. Acesso para a inscrição [email protected].

Publicidade
Publicidadespot_img
Publicidade

Posts relacionados

Publicidade
Publicidade